Pertence - Conceito, o que é, Significado

PertenceChamamos de pertence à circunstância de possuir um vínculo com alguma coisa ou pessoa, até o ponto de estar sujeito à mesma. Assim, é possível falar de pertence de uma nação, de um grupo social, família, etc. O pertence pode ser considerado formal como informal, isto é, pode ter algum tipo de status jurídico ou ser uma simples circunstância ocasional. No primeiro caso, pode ser uma relação de deveres e direitos vigentes dentro de um período de tempo. Assim, por exemplo, o pertence de uma empresa tem relação com uma cobrança em dinheiro a ser realizada em cada período de tempo.

Em muitas ocasiões, o pertence costuma gerar uma série de sentimentos de grande importância. No caso dos grupos íntimos, a distância é sentida como uma terrível perda. Este tipo de situação informal é a que geralmente mais pesa na hora de uma tomada de decisão. Assim, por exemplo, o fato de pertencer a uma comunidade, como a um país ou cidade, por causa de questões trabalhistas pode ser sentido profundamente e tornar a convivência impossível. Neste sentido, é claro e evidente que o pertence costuma estar vinculado tanto no plano afetivo como no psicológico.

Existem inúmeras situações onde esta circunstância se torna essencial. Assim, por exemplo, há várias evidências de que as crianças, além dos cuidados que necessitam, possuem uma notável sensibilidade quanto ao fato de se sentirem pertencentes a um determinado círculo de afeto. No caso de falta, as consequências em sua saúde podem ser devastadoras, sobretudo em nível psicológico. Com o tempo, embora esta necessidade seja moderada, ela nunca desaparece por completo, podendo permanecer latente em vários graus.

Em muitas ocasiões, as campanhas publicitárias costumam lidar com este tipo de necessidade latente nas pessoas para promover seus produtos. Na verdade, não se vende apenas um produto ou serviço, mas também a ideia de que sua aquisição está relacionada com o pertence a um determinado nível social ou cultural. Nestes casos, é evidente a importância que tem para o homem o sentimento de pertencer, de modo que é um meio eficaz para desencadear um determinado comportamento de natureza econômica.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: