Sistema Educativo - Conceito, o que é, Significado

Sistema-EducativoO termo sistema educativo se refere à estrutura geral da organização de ensino de um país. Normalmente o sistema que rege a educação de um país representa uma lei geral que desenvolve e explicita todos os elementos da área acadêmica. A educação está formada por um conjunto de componentes que somados configuram um sistema.

Uma das estruturas fundamentais é a divisão organizacional dos diferentes períodos que geralmente compõem a fase infantil até a universitária. Por outro lado, o ensino está dividido em matérias, sendo algumas delas obrigatórias e outras optativas. Para articular plenamente o sistema é preciso estabelecer um critério de avaliação que seja objetivo e rigoroso. Ao mesmo tempo, é de extrema importância a metodologia empregada para transmitir conhecimentos, assim como a utilização dos recursos técnicos. Logicamente, é necessário determinar o papel dos docentes e o acesso ao modelo educacional.

Existem outros aspectos que envolvem a educação e qualquer outro sistema interligado: a orientação acadêmica, os regulamentos disciplinares e a integração dos alunos com dificuldade de aprendizagem. Também é importante definir o papel das famílias para que haja uma comunicação adequada entre docentes, alunos e pais.

Cada um dos itens indicados possui uma estrutura própria que somados articulam um sistema educativo.

O ensino pode ser público ou privado, aplicado em uma zona urbana ou rural, mas em qualquer caso deve ter uma estrutura básica comum para que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades e possam adquirir os mesmos conteúdos acadêmicos.

Existe uma proposta global para que a educação de um país se adapte às mudanças sociais e que os sistemas se renovem periodicamente.

Por último, para que um sistema educativo seja eficiente, o mesmo deve incorporar certos princípios gerais que sirvam de orientação aos profissionais responsáveis. Além dos conhecimentos acadêmicos, o ensino precisa incorporar uma série de valores para que a sociedade seja mais justa em todos os sentidos. É necessário ter a consciência que um sistema educativo é essencial dentro de qualquer comunidade existente.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: