Sistema - Conceito, o que é, Significado

SistemaDenomina-se sistema a um conjunto de elementos que se relacionam entre si de modo orgânico e que seguem determinadas regras. Dada esta circunstância, o sistema se refere em muitas áreas da atividade humana, porém costuma ser mais frequente na área da informática. Dentro dela existe uma linguagem de programação que coloca o computador em funcionamento. Outra área que se refere a um sistema é a da ciência, que apresenta um conjunto de conhecimentos inter-relacionados e coerentes consigo mesmo. Atualmente é comum utilizar o conceito de sistema para modelar o conhecimento que se tem das diversas áreas da experiência humana.

Um sistema é composto de um número limitado de elementos discretos que se relacionam através de regras limitadas também. Este tipo de circunstância torna eficiente algumas áreas de um sistema, pois permite o conhecimento das regras e torna possível prever resultados. A linguagem pode servir de exemplo, pois seu exercício dentro de uma comunidade faz com que o povo compartilhe as palavras e se entendam mutuamente. A linguagem pode ser compreendida como sistema além da perspectiva natural, pois através dos trabalhos de Noam Chomsky, entende-se como um conjunto de elementos e regras que se determinam geneticamente e são comuns a todos os seres humanos.

Na informática, o sistema é utilizado para resolver os problemas de um programa. Neste sentido, utiliza-se um algoritmo para especificar os passos de cada etapa, à medida que possam surgir novos problemas. Também é possível referir-se a um sistema com a interação de diversos programas, cada um sendo utilizado para um tipo de trabalho e combinados para resolução de um problema maior ou para oferecer outro tipo de serviço.

Do ponto de vista teórico, o sistema é a formulação da explicação de um determinado fenômeno do universo, de modo que cada afirmação esteja coerente com as demais. Isto pode explicar melhor as mudanças destes fenômenos. É comum na ciência elaborar teorias. No entanto, vale destacar que o fato de um grupo de enunciados se apresentar de forma sistemática pode não ter validade em termos de realidade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: