Existem diversos tipos de sangue que são determinados a partir das características dos glóbulos vermelhos e do soro.
Nos seres humanos, há duas classificações básicas: a que corresponde aos antígenos (tipo A, B, AB e O) e ao fator Rh (positivo e negativo). Cada pessoa tem um tipo de sangue especifico que depende da herança genética.
Para saber o grupo sanguíneo de uma pessoa é necessária uma amostra de sangue. Posteriormente, a amostra é misturada aos anticorpos do tipo A e B, então é verificada a aglutinação dos glóbulos. Se ocorrer a aglutinação significa que houve reação dos anticorpos.
O sangue sem soro é misturado com o sangue tipo A ou B porque as pessoas que têm sangue tipo A têm anticorpos anti B e vice versa. Enquanto as que têm sangue O apresentam anticorpos de ambos os tipos.
Em relação ao fator Rh para determiná-lo no sangue. Se o fator estiver presente no sangue determinamos o fator como positivo, mas se ele não é detectado no sangue o fator é negativo.
É muito importante conhecer o seu grupo sanguíneo, pois se acontecer algum acidente com perda de sangue e precisar de transfusão não é necessário fazer exames para saber o tipo sanguíneo e assim facilita a transfusão.
Na hora de fazer um transplante, neste caso, é fundamental saber o grupo sanguíneo que tem o paciente.
É importante salientar que fazer transfusão com tipos de sangue incompatíveis pode ocasionar sérios problemas no sistema imune, desencadear quadros gravíssimos e inclusive chegar ao óbito do paciente.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2014). Conceito de Grupo Sanguíneo. Em https://conceitos.com/grupo-sanguineo/. São Paulo, Brasil.