Conceito » Saúde » Sistema Nervoso

Sistema Nervoso - Conceito, o que é, Significado

O Sistema Nervoso é um dos sistemas mais importantes do organismo, possui múltiplas funções que se baseiam em receber e processar informação proveniente do meio ambiente e do interior do organismo com o fim de regular o funcionamento dos demais órgãos e sistemas. Pode ocorrer tanto pela ação direta como pelo auxílio ao sistema endócrino através da regulagem da liberação de fatores estimulantes da secreção de diferentes hormônios.

Como está formado?

Este sistema é composto pelo cérebro, cerebelo, tronco cerebral, medula espinal e os nervos periféricos. Está classificado no sistema nervoso central e no sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central compreende a parte coberta por um sistema de proteção óssea formada pelo crânio e pelo canal vertebral das vértebras, enquanto que o sistema nervoso periférico está formado pelos prolongamentos ou impulsos nervosos que partem da medula para os diversos tecidos.

A importância dos neurônios

As estruturas do sistema nervoso estão constituídas por um tipo especial de células conhecidas como neurônios. Estas células possuem características muito particulares que as diferenciam de outras células do corpo, principalmente das que contam com grandes prolongamentos e que não têm capacidade de regeneração, de modo que quando estão lesionadas ou mortas perdem a função. É por esta razão que as doenças neurológicas são tão devastadoras, costumam ser progressivas e não há possibilidade de cura, como ocorre em doenças como a demência, a epilepsia, a esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, paralisia por acidentes vasculares cerebrais ou lesões da medula espinhal, paralisia cerebral, entre outras.

Neurônios. Os neurônios têm um corpo que é a célula propriamente dita e uma série de extensões conhecidas como dendritos e axônios, que permitem receber e enviar informação para outros neurônios, com os quais se encontram relacionados por meio de ligações conhecidas como sinapse, ou pelo mecanismo como os neurônios se relacionam entre si através da liberação de substâncias conhecidas como neurotransmissores. Os corpos neuronais se encontram no sistema nervoso central e dão origem a agrupamentos conhecidos como substância cinzenta, as extensões dos neurônios são revestidas por uma bainha ou envoltório de mielina e formam a substância branca.

Um centro de informação

O sistema nervoso conta com uma distribuição topográfica da informação, cada sinal ou mensagem é transmitido por vias de condução nervosa bem definidas, algumas delas têm relevos ou conexões em várias áreas do cérebro, isso é importante para poder realizar as funções mentais superiores que exigem associação ou integração da informação como na aprendizagem; fatos como este explicam a associação entre fenômenos, por exemplo, ao ver um objeto cortante gera uma conduta protetora de retirada, ao associar o objeto a uma potencial lesão, por lembrar de alguma dor sentida com esse tipo de objeto, ou inclusive por reviver uma situação traumática relacionada.

Imagem Fotolia: nerthuz

Relacionados:

  1. Sistema Nervoso Central
  2. Neurologia
  3. Pares Cranianos
  4. Neurônio
  5. Neurociência
  6. Síndrome de Arnold-Chiari
  7. Sistema Circulatório
  8. Sistema Linfático
  9. Órgãos Vitais
  10. Doenças Neurodegenerativas