Equidade de Gênero - Conceito, o que é, Significado

Equidade-de-GeneroO termo equidade de gênero se refere a um tratamento igual para ambos os sexos em relação a qualquer tipo de atividade, seja na área trabalhista, de oportunidades, etc. É de alguma forma um desejo de nossa sociedade não haver diferenças no tratamento entre homens e mulheres. A equidade de gênero tem a ver em boa parte com a justiça e dar a cada um o tratamento que merece. No entanto, em consequência de algumas posturas extremistas, a expressão pode ser mal interpretada. Neste sentido, é importante traçar uma linha que possa distinguir uma avaliação precisa da equidade de gênero para permitir a tomada de uma perspectiva mais focada.

O termo equidade é sinônimo de igualdade e implica no fato de compartilhar várias características, qualidades e possibilidades. Do ponto de vista do gênero, a equidade tende a considerar o homem e a mulher como iguais. Isto é certo em muitos sentidos, mas também é falso em outros. Assim, o homem e a mulher são iguais em dignidade, em capacidade, em muitas áreas, em algumas necessidades, etc. No entanto, também é certo que existem diferenças significativas que tornam cada sexo mais propenso e capaz de exercer algum tipo de tarefa do que o outro; por isso, esta avaliação deve ser considerada como discriminatória de certa forma.

Entretanto, nem todas as posturas que tendem a referir sobre a equidade de gênero tem a mesma consideração. De fato, certas variantes do feminismo consideram que as únicas diferenças entre homens e mulheres são biológicas, sem reparar nas implicâncias que em outros aspectos estas diferenças possam ter. Na verdade, a partir desta perspectiva, a equidade de gênero deve ser entendida como um tratamento igual para homens e mulheres, pelo fato de serem iguais em todos os aspectos de um ser humano, circunstância que ao menos é questionada.

Apesar disso, o certo é que há diferenças injustificáveis em muitos aspectos da sociedade que devem ser corrigidos a fim de conseguir um tratamento justo entre os sexos. Na verdade, existem diferenças no tratamento em diversas áreas da atividade humana que não podem ser justificadas em nenhum tipo de diferença de sexo. Neste caso, uma correta avaliação da capacidade de ambos os sexos se torna inegável. A equidade de gênero é como uma bandeira a defender em relação a uma legislação que estabelece injustas diferenças.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: