Zona de Conforto - Conceito, o que é, Significado

Zona-de-ConfortoDe alguma maneira todas as pessoas buscam uma estabilidade em suas vidas, tanto no campo emocional como no econômico ou no profissional. Quando se alcança ou consolida esta aspiração é bem provável experimentar uma sensação de rotina e monotonia dentro de um comportamento neutro. Ao encontrar-se numa situação como essa é que nos deparamos numa zona de conforto. Não se trata de algum lugar, mas de um estado psicológico na qual o indivíduo não se encontra estimulado nem mesmo abatido. Assim, pode-se dizer que a zona de conforto tem alcançado uma comodidade que está associada à passividade, à inércia e à falta de projetos.

Deve-se sair da zona de conforto

Os psicólogos e especialistas em coaching podem ajudar para que as pessoas não se acomodem numa zona de conforto, um esquema vital aparentemente satisfatório, mas que no fundo é sinônimo de conformismo.

Através de técnicas de comunicação e verbalização, o coaching e a psicologia são disciplinas que propõem ferramentas para encontrarmos em nós mesmos a motivação e o estímulo para sair desse mundo particular de segurança mental e buscar novos desafios para sentirmos vitais e protagonistas de nossa existência.

Cada indivíduo tem sua própria zona de conforto, algo que de certa forma, muitas vezes é inconsciente e vai passando ao longo do tempo. A tentação de permanecer nessa zona é grande porque em princípio o conforto é algo agradável e cômodo. Porém esse mesmo conforto exerce uma força contrária e nos relaxa mentalmente até o ponto de perder a motivação. Aquele que se encontra em seu habitat de neutralidade vive sem medo e tem certa segurança interior, embora ao mesmo tempo caia na rotina, nas facilidades da vida e em tudo que já conhece de antemão. É possível fugir dessa “armadilha” e iniciar um caminho de crescimento pessoal.

Como sair da zona de conforto

Em primeiro lugar, deve ser a própria pessoa que decide superar essa comodidade enganosa. Em segundo lugar, cada um deve fazer uma autoanalise sem mentiras nem desculpas e partir para uma atitude aberta sem preconceitos. O passo seguinte seria determinar o que deseja de verdade, em outras palavras, estabelecer um objetivo vital estimulante. Por último, é conveniente adotar uma estratégia para dirigir um rumo com novos objetivos, neste sentido, os especialistas insistem na importância de criar novos hábitos pessoais.

O conceito zona de conforto nos faz lembrar um ideal: somos nós que decidimos o que queremos ser. Se realmente desejamos permanecer em um estado mental plano e estável (a zona de conforto) devemos fazer de verdade porque essa é nossa aspiração. Já quando nos encontramos em uma situação contrária de comodidade vazia, vale a pena sair dela e buscar novos horizontes.

Imagem: iStock, Federherz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: