Conceito » Direito » Grooming

Grooming - Conceito, o que é, Significado

Em inglês, a expressão "child groming" ou simplesmente a palavra grooming é usada para referir à sedução empregada por alguns adultos para aproveitar-se sexualmente dos menores. Embora a tradução do termo poderia ser "sedução de um pedófilo", o mesmo é usado geralmente em inglês.

As novas tecnologias são exploradas pelos pedófilos

Existem adultos que sentem atração sexual por crianças. Para aproximar-se dos menores criam perfis falsos na rede e estabelecem contato com suas vítimas através de vários tipos de sedução e mentira. Quando ganham a confiança da criança tentam manter uma relação sexual e para isso costumam recorrer a algum tipo de ameaça ou coerção.

O abusador sexual conta com uma grande vantagem: ele se esconde no anonimato da internet e aproveita a inocência de suas possíveis vítimas.

Este fenômeno pode apresentar outras variantes, já que em certas ocasiões os pedófilos cibernéticos satisfazem seus desejos sexuais através das fotos de suas vítimas. Às vezes, estas fotografias são vendidas no mercado negro e adquiridas por redes de pedófilos.

Independentemente do tipo de ciberbullying sexual, trata-se de uma estratégia que infringe contra os menores de idade. Logicamente, este tipo de comportamento constitui em um crime. Trata-se de uma ação criminosa, pois se baseia em três atos puníveis por lei: engano, chantagem e abuso de menores.

Orientações para detectar esta ameaça

Os perfis falsos são detectáveis e alguns sinais devem ser interpretados como suspeitos. Normalmente, o assediador não fornece fotos de sua verdadeira identidade e assim suas vítimas não sabem quem ele é.

O perfil do criminoso não costuma ter muitos amigos e o número de interações geralmente é muito baixo. Obviamente, o pedófilo cibernético não demonstra a realidade.

Estes tipos de sinais deveriam ser suficientes para que os menores não confiassem em seus novos "amigos".

Os menores deveriam ser educados em relação à prevenção

Os especialistas recomendam que, em hipótese alguma, um menor deve comparecer a um encontro com alguém que tenha conhecido pela internet. Por outro lado, é conveniente que tanto os pais como os educadores alertem os jovens sobre os riscos associados à rede.

Se um menor é chantageado ou se vê assediado, deve comunicar esta situação a seus pais. Em outras palavras, é preferível passar um mau momento dizendo a verdade a seus pais do que tornar-se vítima de um abusador sexual.

Imagem: Fotolia. helenos

Relacionados:

  1. Estupro
  2. Criança
  3. Fustigação
  4. Hipersexualidade
  5. Concupiscência
  6. Gigolô
  7. Luta #Metoo (#EuTambém)
  8. Crush
  9. Manusear – Manuseio
  10. Cisgênero