Conceito » Cultura » Gênero Western

Gênero Western - Conceito, o que é, Significado

No romance, nos quadrinhos e especialmente no cinema há uma ampla gama de gêneros. O western é um dos formatos mais populares da história do cinema de Hollywood. A palavra inglesa western se refere a um contexto histórico que vai desde a conquista do oeste nos Estados Unidos a partir da primeira década de 1820 até o pleno domínio das tribos indígenas no final do século XIX.

Os filmes enquadrados nestas coordenadas históricas se ambientam logicamente no oeste dos Estados Unidos, especialmente nos estados do Texas, Colorado, Arizona, Nevada, Novo México, Montana e Idaho. Este quadro de referência nem sempre se mantêm, já que alguns filmes do gênero western situam sua ação em pleno século XX.

Elementos típicos do gênero

Do ponto de vista geográfico, estes filmes destacam as grandes pradeiras, as montanhas rochosas, as áreas semidesérticas e a fronteira com o México. Em relação à ambientação, é muito comum o aparecimentos de tabernas, salões, ranchos e cidades sem lei. Os personagens mais típicos são o cowboy, o bando de pistoleiros, o xerife, os índios, o caçador de recompensas e a sétima cavalaria.

A maioria dos filmes produz certo tipo de conflito: um xerife justiceiro frente aos pistoleiros, os índios contra os colonos, os militares que enfrentam os índios e os caubóis contra os caciques.

Um gênero mítico na história de Hollywood

Os grandes diretores de Hollywood tiveram um importante papel na consolidação deste gênero. Entre eles podemos destacar John Houston, Sam Peckinpah, Howard Hawks, Robert Aldrich e John Sturges. Os grandes atores da indústria do cinema foram os protagonistas dos filmes do oeste, como John Wayne, Gary Cooper, James Stewart, Burt Lancaster, Kirk Douglas e Clint Eastwood.

Entre os títulos mais destacados aparecem "A diligência" (1939), "O foragido" (1943), "Só diante do perigo" (1952), "Rio Bravo" (1958) e a "Conquista do oeste" (1962).

Embora tenha havido um declínio do gênero a partir de 1960, grandes filmes continuaram a ser produzidos em todas as épocas ("Dançando com lobos" em 1990, "Sem perdão" em 1992, ou "Django desencadeado" em 2012).

Personagens históricos que aparecem no gênero western

Como em outros gêneros cinematográficos tipicamente americanos, os filmes do oeste exaltam alguns episódios da história dos Estados Unidos. Um exemplo significativo é a batalha do Álamo, que foi levada às grandes telas em várias ocasiões.

Nesta tradição cinematográfica é muito frequente a presença de personagens históricos relevantes: Billy the Kid, Gerônimo, Buffalo Bill, Wyatt Earp, Seth Bullock, Bast Masterson, Sundance Kid e Touro Sentado. Todas essas figuras lendárias do velho oeste serviram de inspiração para os roteiristas do gênero western.

Imagem Fotolia: Toro_the_bull

Relacionados:

  1. Cowboy
  2. Gênero Gore
  3. Cinema Independente
  4. Steampunk (como Gênero Literário)
  5. Gibi
  6. Cinema
  7. Relato Histórico
  8. Novo Jornalismo
  9. Disney
  10. Genuíno