Gênero Gore - Conceito, o que é, Significado

Os diferentes tipos de filmes podem ser classificados em gêneros e subgêneros, dependendo do estilo, da ambientação ou do tema escolhido. Alguns dos mais conhecidos são os de western, de guerra, ficção científica, cinema negro, comédia ou suspense. Entre as diversas variantes nos deparamos com um gênero particular, o gênero gore, também conhecido como splatter. Quanto à palavra gore, o termo vem do inglês e se refere à visão de sangue e vísceras (o verbo to gore significa precisamente "dar uma facada").

Principais características do gênero Gore

O terror é um elemento genuíno deste tipo de filme. No entanto, não se trata de um terror psicológico ou sutil, mas totalmente explícito. Assim, nestes filmes aparecem mutilações cruéis, cenas extremamente sangrentas, torturas e assassinatos brutais. Pode-se dizer que se trata de uma violência desproporcional e gratuita.

Normalmente, a história se passa em ambientes macabros e depravados. Em certas ocasiões, as imagens violentas combinam com sexo ou outro gênero narrativo (por exemplo, o mangá, o conto fantástico e a comédia). Em qualquer de suas variantes, para que um filme seja gore deve incorporar violência e sangue.

Por que atrai este tipo de filme?

Não há uma resposta única para esta pergunta. Por um lado, a violência em qualquer uma de suas formas é um elemento que chama a atenção. O sangue gera um sentimento duplo e contraditório: a rejeição e a atração. O cinema gore mostra uma realidade que não estamos acostumados e por este motivo desperta a curiosidade e o morbo entre os espectadores.

Diferença em relação ao gênero do terror

Nos filmes de terror é comum que haja uma ordem social na qual o mal tenta sempre vencer o bem. Por outro lado, a ideia de terror não está associada necessariamente à violência, pois as ações de terror podem ter um componente psicológico ou baseado na tensão da trama. Em compensação, o gênero gore se refere a uma violência sangrenta e sem nenhum tipo de sutileza. Pode-se dizer que o cinema gore é um subgênero dos filmes de terror.

A origem e alguns dos títulos mais significativos

O antecedente histórico destes filmes se encontra no teatro francês Grand Guignol, no início do século XX, representado por obras com conteúdos de terror e morbosidade. Até 1950 o gênero de terror era baseado nos clássicos deste gênero. No entanto, em 1963, foi apresentada a longa metragem Blood Feast Herschell, do diretor Gordon Lewis. Este filme é considerado o primeiro desta categoria.

Entre os títulos mais destacados do gênero, podemos destacar os seguintes: Mártires (2008), O massacre da Serra Elétrica (1974), Holocausto canibal (1980) e a saga de Sexta-feira 13.

Imagem: Fotolia. freshidea

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: