Equidade - Conceito, o que é, Significado

EquidadeTodas as culturas têm seus próprios valores e princípios. Já a ideia de justiça tem interpretações diferentes, pois todas as pessoas têm uma ideia do que é justo ou injusto. A equidade é uma maneira de estabelecer um critério de justiça até o ponto em que duas palavras são utilizadas normalmente como sinônimos.

Para que haja justiça é necessário haver um sentido de proporcionalidade. E é precisamente a equidade, o conceito que dá equilíbrio à ideia de justiça. Uma postura é equitativa quando estabelece uma valorização que não beneficia aleatoriamente a uma das partes envolvidas, mas que tenta distribuir algo em função dos méritos ou condições das pessoas afetadas.

Não é fácil colocar em prática um critério de equidade em alguns casos. O papel do juiz é um exemplo da dificuldade existente, já que há algumas leis que estabelecem uma pauta, mas que na prática o juiz deve avaliar cada caso, cada contexto e os possíveis agravantes ou atenuantes.

A ideia de equidade está relacionada com a distribuição ou a divisão de algo. Há muitas maneiras de repartir, organizar e administrar. Entretanto, é conveniente dispor de mecanismos que nivelem as desigualdades naturais entre as pessoas. Vamos pensar em termos de democracia, esta baseia o valor da equidade da seguinte forma: cada pessoa tem direito a um voto.

A equidade serve de noção para estabelecer uma ordem adequada nas relações humanas. Ao mesmo tempo, é um ideal que se tenta aplicar na medida do possível.

Para que a equidade seja operacional, em certas ocasiões, é necessário estabelecer regras que coloquem em igualdade de condições às pessoas desiguais. Por este motivo, as leis aplicam o conceito de não discriminação por motivos de sexo, raça ou crenças. Neste sentido, as normas e regulamentos costumam implementar mecanismos equitativos, por exemplo, o mesmo número de homens e mulheres nos cargos públicos ou nas listas eleitorais.

A ideia de equidade apresenta uma grande variedade de circunstâncias como no esporte, no colégio, na justiça ou no trabalho. Trata-se de um dos valores necessários para que a sociedade possa organizar-se sem excessivos desajustes.

Quando não se cumpre a equidade ocorre uma situação de iniquidade, que é o mesmo que dizer injustiça.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: