Conceito » Sociedade » Disforia

Disforia - Conceito, o que é, Significado

Deve ser entendido como um sentimento oposto à euforia. Esta palavra é usada para referir às pessoas que não estão satisfeitas com sua identidade de gênero. Uma pessoa tem disforia de gênero quando sua sexualidade masculina ou feminina não corresponde à sua autopercepção como indivíduo.

Em poucas palavras, quando um homem se sente uma mulher ou uma mulher se sente um homem. Logicamente, aqueles que vivem nesta situação se encontram a contragosto com sua sexualidade e identidade.

Transgênero, transexual, transfobia e disforia de gênero

Uma pessoa transgênero é aquele que não se identifica com o papel de determinado gênero de seus órgãos genitais. Consequentemente, a pessoa se sente incômoda com sua atribuição sexual e esta incompatibilidade causa disforia. Diante desta situação, é bem provável que a pessoa que sofre de disforia deseja alterar seu papel de gênero realizando algum tratamento hormonal ou uma intervenção cirúrgica para modificar seus órgãos genitais e adaptá-los à sua identidade sexual (este tipo de mudança é chamado de reatribuição de sexo). Neste caso, o indivíduo transgênero que tem disforia se torna um transexual.

Os sujeitos transgêneros e transexuais nem sempre são aceitos e respeitados. Aqueles que rejeitam estes grupos adotam uma atitude discriminatória, também conhecida como transfobia.

A disforia é uma patologia?

Do ponto de vista da psiquiatria, a disforia de gênero é considerada por alguns especialistas como uma doença, enquanto que outros se opõem à patologização da disforia. Este assunto é abordado intensamente pela psiquiatria, teologia e filosofia.

Para a Associação Americana de Psiquiatria, a transexualidade e a disforia de gênero não fazem parte das doenças mentais incluídas no manual de diagnóstico do DSM-5 desde o ano de 2012. Assim, antes desta data, a pessoa com disforia de gênero era um doente mental segundo os parâmetros estabelecidos, mas que após esta data deixou de ter este rótulo. Esta mudança de critério apresenta grandes semelhanças com a questão da homossexualidade, já que durante décadas a psiquiatria classificava os homossexuais como doentes mentais e com o passar do tempo esta consideração deixou de existir na comunidade médica majoritária.

Em 2018, a Organização Mundial da Saúde publicará um novo manual de doenças. Está previsto que a transexualidade e a disforia de gênero deixem de ser um transtorno mental e passem a ser chamadas de "incongruências de gênero".

Imagem: Fotolia. Al

Relacionados:

  1. Intersexualidade
  2. Cisgênero
  3. Equidade de Gênero
  4. Travestismo
  5. Lesbofobia
  6. Linguagem de Gênero
  7. Eunuco
  8. Mulher
  9. Agnóstico
  10. Feminicídio