Comunicação - Conceito, o que é, Significado

ComunicacaoA comunicação é uma interação entre duas pessoas que buscam trocar informação entre si. No entanto, esta troca acarreta a emissão de um conjunto de dados e sua consequente recepção. Isto nos leva a destacar uma série de elementos que sempre estão presentes como o remetente, o destinatário e a mensagem. Assim, o remetente canaliza ao destinatário a informação que deseja transmitir e, com isso, o destinatário decodifica a mensagem. Este tipo de interação pode ser realizado graças à participação de ambos compartilhando o mesmo sistema de signos.

A comunicação é parte essencial da capacidade do homem como ser social. Podemos dizer que a maioria dos animais se comunica de alguma forma, já no homem este processo mostra um alto nível de complexidade e versatilidade. Assim, a disposição cerebral do homem tornou possível o desenvolvimento de sua linguagem e de atitudes para compreender outras em uma etapa mais avançada de sua vida. As últimas tendências sobre a linguagem estabelece que todos os idiomas respeitasse uma série de regras em comum, isto é, que existe uma série de características comuns apesar da diversidade; esta circunstância está geneticamente determinada.

A abordagem anterior nos leva a crer que a comunicação oral através de uma linguagem é uma condição natural do homem, assim que esteve presente desde o seu surgimento na Terra. Ao contrário, a escrita pode ser classificada como uma tecnologia, ou seja, como a utilização de ferramentas desenvolvidas pelo homem para representar a oralidade; esta surgida há cinco mil anos na Mesopotâmia através da cuneiforme. Após isso a escrita mostrou uma evolução com a utilização de hieroglíficos (no Egito) e ideogramas (na Ásia). Porém uma real melhora e que acontece em nossos dias, é o desenvolvimento do alfabeto, que consiste na utilização de símbolos gráficos que representam os sons.

Entretanto, a comunicação é estudada especificamente e de forma detalhada por diversas correntes de pensamento, à medida que é importante o estabelecimento de seus limites e possibilidades para o desenvolvimento da ciência e, além do mais, de suas realizações culturais. Tanto que a importância do desenvolvimento da ciência, neste sentido, costuma projetar formas de comunicação a partir de uma especial gramática e semântica que impossibilita a existência de ambiguidades.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: