Comunicação Interna - Conceito, o que é, Significado

A comunicação é um dos aspectos mais importantes para o êxito da empresa. Existem vários tipos de comunicação. A comunicação interna é um valor muito importante na organização, já que permite estabelecer uma interação constante na equipe. Quanto maior uma empresa, mais complexa e necessária é a comunicação interna. Esta comunicação é fundamental para promover a motivação nos trabalhadores.

A comunicação interna tem como objetivo fazer com que os participantes se sintam trabalhadores sobre as questões mais importantes da empresa. Ou seja, trata-se de apostar na transparência como melhor forma de interação na equipe.

Ferramentas

A comunicação interna se baseia em diferentes recursos utilizados nas organizações para promover o diálogo na equipe. A reunião de trabalho é uma das formas mais frequentes de comunicação. As reuniões são realizadas em tópicos, datas e horários específicos. Por volta da mesma fica estabelecida uma troca de ideias e uma proposta de temas.

Algumas empresas também têm uma revista corporativa. Uma publicação para compartilhar notícias sobre a organização, tais como projetos de colaboração social realizados pela entidade. A importância de uma revista corporativa é a que eleva o sentimento de marca da empresa.

O boletim de anúncios é uma forma de anunciar qualquer ação possível da empresa para que os interessados possam estar informados de forma simples. A comunicação interna tem como base fazer com que os empregados se sintam parte do projeto da empresa. Por esta razão, um dos recursos mais práticos é a caixa de sugestões. Funciona como uma caixa de correio na qual os empregados podem deixar suas ideias, iniciativas e comentários anonimamente. Ou seja, é uma ferramenta que promove a escuta ativa por parte da organização.

Por outro lado, também é recomendado que o chefe deixe de passar a maior parte do tempo em seu escritório para compartilhar mais tempo com o modelo. Outra forma de comunicação interna são as jornadas de portas abertos, ou seja, são datas em que a empresa abre suas portas para que os familiares dos empregados possam conhecer o ambiente de trabalho.

Benefícios da comunicação interna

1. Reforça a cultura de marca, promovendo também a retenção do talento dos profissionais mais destacados;

2. Melhora a gestão do trabalho em equipe;

3. Aumenta o salário emocional dos funcionários.

Imagem: Fotolia. Makkuro_GL

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: