Porta-voz - Conceito, o que é, Significado

O porta-voz é o profissional responsável por representar uma organização frente aos meios de comunicação. Por exemplo, quando ocorre uma crise de reputação de marca, a organização pode nomear um porta-voz para comunicar informação em nome da empresa aos meios de comunicação.

A figura do porta-voz é tão importante que não pode ser improvisado quando algo negativo acontece, mas planejado previamente.

Ou seja, uma empresa financeiramente saudável deve ter um plano de ação para solucionar uma possível crise de marca. E neste plano deve constar a nomeação de vários porta-vozes.

Gerenciar uma crise de marca

O porta-voz deve ser uma pessoa que inspira confiança por sua carreira profissional e seus valores pessoais. Ou seja, é uma pessoa com credibilidade já que é a melhor forma de filtrar comunicação de acordo com a verdade. E também, para gerenciar o tempo em uma situação de crise que pode causar um caos na organização.

Algumas empresas optam pelo silêncio com a confiança de que tudo vai passar, no entanto, este segredo aumenta a desconfiança social uma vez que transmite ocultação e pouca transparência.

O porta-voz pode dosar a informação se necessário, no entanto, sua figura é determinante para que a crise não afete a credibilidade da marca e do poder dos meios de comunicação.

O porta-voz transmite uma mensagem. O ideal é que faça numa linguagem acessível, evitando qualquer rodeio. Seu trabalho é determinante mesmo no sentido de estar um passo à frente, ou seja, o porta-voz pode dar respostas antecipadas às questões que ficam no ar e estão à espera de uma resposta.

Tipos de comunicação

O trabalho de um porta-voz está tão ligado com a comunicação que é inevitável sua constante busca por melhor seu vocabulário e sua linguagem corporal, já que o poder da comunicação mostra uma coerência na mensagem transmitida através de ambos os canais de informação.

Na verdade, quando existe contradição entre as palavras e a mensagem oferecida através da linguagem corporal, o receptor dá um peso maior à informação gestual.

A comunicação assertiva é essencial para o trabalho do porta-voz seja realmente eficaz. Ou seja, deve manter a calma mesmo nas situações em que se trabalha sobpressão.

Imagem: Fotolia. Bitter

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: