Conceito » Comunicação » Comunicação Assertiva

Comunicação Assertiva - Conceito, o que é, Significado

A comunicação assertiva é baseada em uma atitude pessoal positiva na hora de se relacionar com os demais e consiste em expressar opiniões e avaliações evitando desqualificações, reprovações e enfrentamentos. Isto mostra que a comunicação assertiva é o meio adequado para interagir com as pessoas.

Uma das chaves para estabelecer boas relações pessoais e profissionais

Cria-se uma comunicação assertiva quando se expressa uma mensagem em que as palavras e os gestos transmitem clareza e, ao mesmo tempo, uma atitude de empatia com o interlocutor. Em outras palavras, trata-se de comunicar as próprias ideias de maneira sincera, criando um clima positivo e sem conflitos.

Para que a comunicação assertiva seja possível é necessário controlar as emoções, de maneira que se evitem tanto as atitudes agressivas como as submissas ou passivas. Neste sentido, a agressividade na comunicação é uma fonte de conflitos, assim como a atitude submissa é prejudicial, por exemplo, a comunicação submissa seria dar razão ao outro e não defender sua própria posição a fim de evitar um possível enfrentamento verbal.

A utilidade da comunicação assertiva

Quando nos comunicamos temos em mente algum objetivo específico, por exemplo, convencer nosso interlocutor, dar uma ordem a um subordinado ou sugerir uma ideia a um grupo de amigos. A assertividade é útil em qualquer circunstância da comunicação. Isto mostra quando levamos em conta todos os aspectos negativos relacionados à comunicação não assertiva.

Deve-se entender a comunicação assertiva como uma ferramenta que permite otimizar as relações humanas. Nesta linha de pensamento, os especialistas em comunicação consideram que a assertividade depende em boa parte da inteligência emocional de cada indivíduo.

A comunicação assertiva e as relações de poder

Entre dois amigos ou dois colegas de trabalho, a comunicação assertiva deveria ser uma norma comum, pois neste tipo de relação não há um indivíduo que tenha uma característica superior ao outro, mas que ambos se encontrem num mesmo plano de igualdade. Entretanto, nas relações entre um chefe e um subordinado, a comunicação assertiva pode ser interpretada de maneira inadequada ou inclusive uma fonte de conflitos.

Nas relações de poder, as pessoas envolvidas não se encontram num plano de igualdade e esta circunstância dificulta a comunicação assertiva. O mais comum na maioria dos casos é o subordinado não dizer ao chefe o que realmente pensa.

Imagem: Fotolia - bst2012

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: