Conceito » Comunicação » Sincericídio

Sincericídio - Conceito, o que é, Significado

A sinceridade é uma virtude importante, uma vez que o conhecimento da verdade é um valor de honestidade. Entretanto, algumas pessoas confundam a aparente sinceridade ética e honesta com o sincericídio, ou seja, com a atitude destrutiva de não medir o impacto que as palavras ofensivas podem causar em quem as recebe.

A diferença entre a sinceridade e o sincericídio é que no primeiro caso a verdade expressa é necessária e construtiva no contexto de uma relação, já o sincericídio reflete uma mensagem totalmente desnecessária que não traz nenhum valor positivo à situação vivenciada por duas pessoas.

Sinceridade ofensiva

De maneira oposta, as pessoas costumam se afastar para proteger-se dos ataques nocivos de quem faz da sinceridade uma desculpa para dizer tudo aquilo que vem na cabeça como se fosse uma criança que não diferencia o que inoportuno do adequado.

Atualmente o sincericídio cresce cada vez mais nas redes sociais e na internet. Este é local onde a máscara do anonimato se manifesta e algumas pessoas aproveitam dessa aparente janela para dizer o que pensam, sendo muitas vezes ofensivos com outras pessoas.

Por exemplo, fazer avaliações negativas sobre o aspecto físico de outra pessoa é uma forma de sincericídio.

O indivíduo que tem esta atitude em suas relações pessoais se considera muito honesto porque diz as coisas na cara. Entretanto, não imagina como seria o mundo se cada um dissesse em voz alta tudo aquilo que pensa sobre os demais. Definitivamente seria um caos.

Diferenciar a verdade com opinião

A educação permite, mais precisamente, harmonizar a convivência social ao compreender o que é a sinceridade de expressar uma verdade que tem como absoluta para algumas pessoas, já outras observam como uma simples opinião. A opinião é, portanto, relativa e circunstancial.

Além disso, muitas mensagens não somam absolutamente nada. Na verdade, a pessoa que age com sincericídio não só tem uma ideia formada, mas também atua de acordo com o modo que expressa a mensagem.

É neste sentido de forma e conteúdo que a agressividade encoberta pode estar presente. Assim como a ironia e o sarcasmo são máscaras habituais de sincericídio para dizer algo sem mostrar a intenção verdadeira da realidade.

Imagem: Fotolia. luismolinero

Relacionados:

  1. Sinceridade
  2. Honestidade
  3. Valores Humanos
  4. Coerência
  5. Justificativa
  6. Oração Simples
  7. Primeira Impressão
  8. Valor Absoluto
  9. Margem de Erro
  10. Veracidade