Conceito » Comunicação » Língua de Sinais

Língua de Sinais - Conceito, o que é, Significado

É certo que a inteligência e a vontade, faculdades plenamente humanos, se diferenciam dos outros seres no planeta. No entanto, há outro elemento antropológico essencial para entender a natureza humana: a comunicação. Isto é, as pessoas não são independentes umas das outras, elas precisam estabelecer laços de amor, amizade, família, companheirismo, entre vizinhos, etc. Tudo isso seria impossível sem comunicação, como um feedback, entrar num acordo, manter um diálogo e dar vida à palavra.

No entanto, a comunicação não só pode ser apenas oral. Na verdade, existem circunstâncias específicas nas quais surgem novas formas de interação. Por exemplo, a linguagem de sinais é um código gestual que potencializa a compreensão de pessoas surdas ou surda- mudas. Através deste código, as pessoas podem desenvolver-se plenamente graças a uma comunicação de fluidez.

Comunicação gestual

Há um aspecto que diferencia a linguagem oral da linguagem de sinais. No primeiro caso, a comunicação flui através de um canal de voz auditiva. Enquanto que no segundo caso esta interação surge por meio do canal gestual, visual e espacial.

Embora esta linguagem de sinais seja específica e concreta de um código, o certo é que os sinais e gestos fazem parte da comunicação desde o início dos tempos. Durante todo o nosso dia fazemos gestos com as mãos enquanto se mantém uma conversa. Estes gestos fazem parte, neste caso, da linguagem corporal.

Através destes códigos mnemônicos, o sujeito pode fazer referência a diferentes conceitos e objetos. Isto traz grande liberdade pessoal para melhorar a compreensão quando há alguma dificuldade que impede essa pessoa de expressar-se através da comunicação oral. É um código elaborado através de sinais.

As mãos adquirem diversas formas para materializar um sinal que tem um significado claro. Adquire um valor significativo em relação à orientação das mãos.

La família Bélier

No cinema também podemos ver a importância da linguagem textual através de grandes filmes de sucesso como La famille Bélier. Um filme francês dirigido por Eric Lartigau que conta a história de uma família cujos membros são surdos-mudos. Todos, menos Paula, uma jovem de 16 anos que tem grande talento musical. Uma boa história que mostra a importância da comunicação para a integração do ser humano na sociedade.

Imagem: Fotolia. Photographee

Relacionados:

  1. Feedback
  2. Porta-voz
  3. Circuito da Fala
  4. Comunicação
  5. Escuta Ativa
  6. Sinal de Trânsito
  7. Intraduzibilidade
  8. Diálogo
  9. Linguagem
  10. Expressão Oral