Conceito » Comunicação » Manual de Estilo

Manual de Estilo - Conceito, o que é, Significado

A maioria dos meios de comunicação, especialmente os jornais, tem uma série de normas e regras para transmitir informação. Com elas, os colaboradores do meio sabem como desenvolver seu trabalho. Este tipo de informação é conhecido como manual de estilo.

Quais aspectos intervêm em um manual de estilo de um jornal?

Embora as normas incluídas neste tipo de guia sejam bem diversificadas, podemos destacar alguns pontos significativos:

- Modelo de tipografia empregado e normas tipográficas.

- Tratamento de gráficos, fotos e suas legendas.

- O uso da assinatura e os nomes em diferentes idiomas.

- O uso de símbolos, abreviaturas, siglas, iniciais e acrônimos.

- O critério para empregar os sinais ortográficos e as regras gramaticais.

- O tratamento da informação "off the record".

- O foco das notícias (por exemplo, um meio de comunicação não deveria admitir que um boato fosse uma notícia).

- Algumas recomendações relacionadas ao estilo narrativo (como a informação tem que ser precisa, normalmente o uso de palavras ambíguas é desaconselhável, como numerosos, um grupo ou alguns).

- O respeito aos direitos do autor e as diversas proibições relacionadas à reprodução de informação procedente de outros meios.

- A abordagem sobre os espaços publicitários (por exemplo, o jornal deve comprometer-se com a veracidade do anúncio publicado).

- O uso de expressões inconvenientes (as palavras obscenas são geralmente proibidas na maioria dos manuais, exceto nos casos em que há citações textuais).

- Estes manuais expressam as normas a seguir, mas também indicam quais exceções são válidas.

Funções de um manual de estilo

Em primeiro lugar, este tipo de norma facilita a tarefa diária dos redatores e colaboradores de um meio de comunicação. Se não existissem tais normas, poderia ocorrer todo tipo de incoerência. Neste sentido, é comum os manuais de estilo especificarem quais regras devem ser respeitadas para cada tipo de informação jornalística (notícias, entrevistas, reportagens, crônicas, etc.). Em segundo lugar, estes guias representam um compromisso com a qualidade e o rigor informativo. Ao mesmo tempo, estabelecem um compromisso com a ética jornalística.

A partir de um ângulo estritamente jornalístico, os redatores de um jornal devem desempenhar seu papel com critério profissional e uma linguagem acessível ao público em geral. Do ponto de vista do leitor, o manual de estilo permite uma melhor compreensão das notícias e uma maior identificação entre o leitor e o meio de comunicação.

Imagens Fotolia: Adrian_ilie825, Serggod

Relacionados:

  1. Off the Record
  2. Estilo Vancouver
  3. Bibliografia
  4. Os Cinco W do Jornalismo
  5. Manual
  6. Foto notícia
  7. Fonte Jornalística
  8. Carta de Leitores
  9. Sensacionalismo
  10. Meios de Comunicação