Conceito » História » Socialismo

Socialismo - Conceito, o que é, Significado

Sistema de organização socioeconômica baseada na intervenção plena do Estado e do desaparecimento das classes.- O socialismo é um sistema de organização social e econômico baseado na propriedade e administração coletiva ou estatal dos meios de produção que tem como objetivo o desaparecimento progressivo das classes sociais.

Também, designa-se com a mesma palavra o movimento político que procura estabelecer o mencionado sistema com seus aspectos promulgados.

Desenvolvido pelo filósofo alemão Karl Marx

A teoria filosófica e política que promove o Socialismo foi desenvolvida pelo intelectual alemão Karl Marx em meados do século XIX. No entanto, Marx foi o principal teórico junto com seu colega Friedrich Engels. Críticos acerbados do capitalismo abordaram este sistema de maneira exaustiva para encontrar uma alternativa que pudesse superar suas fraquezas e conseguir um modelo mais justo e equilibrado.

A criação de Marx foi tão influente que o início de sua data continua vigente em quase todas as nações do planeta.

A intervenção do estado deve ser em áreas estratégicas

Entre suas máximas, o socialismo se destaca por promover a regulamentação de todas as atividades econômicas e sociais por parte do estado e a distribuição dos bens. O Socialismo acredita que o melhor cenário para o progresso de uma sociedade é que o controle administrativo deve estar no comando dos mesmos produtores ou então dos trabalhadores, assim como o controle democrático das estruturas políticas e civis deve estar na mão dos cidadãos.

Para o Socialismo, o estado deve desempenhar um papel predominante. É por isso que afirma que todos os setores da economia de uma nação devem ser controlados pelo Estado. Esta situação é também conhecida como o intervencionismo e é justamente o oposto do pensamento capitalista, que comanda a lei da oferta, da demanda e que relega a participação do estado no aspecto econômico.

Promove a liberdade e a igualdade, porém tem limitado as liberdades individuais em muitos casos

Embora os valores defendidos desde o seu nascimento tenham sido altruístas, como a igualdade entre os cidadãos, os serviços públicos universais, a solidariedade e a liberdade, é importante enfatizar que alguns regimes políticos que adotaram as cores do socialismo têm se caracterizado por limitar as liberdades dos indivíduos que não seguiam a proposta socialista, além disso, foram perseguidos e até mesmo presos por dissidência. A estrutura do estado, na maioria destes casos, foi colocada a serviço de caça para aqueles que se opunham ao regime socialista.

Sem dúvidas, este ponto é um dos mais frágeis e questionáveis.

Sua oposição: o liberalismo

A oposição do Socialismo é o Liberalismo, corrente na qual a intervenção estatal deve ser mínima para conseguir o progresso geral. A liberdade está acima da igualdade. Atualmente, esta disputa ideológica é percebida em muitos sistemas bipartidários das democracias.

Críticas ao Socialismo de hoje

O Socialismo é um dos sistemas políticos com maiores críticos e detratores já vistos desde a sua aparição no cenário mundial. Esta questão tem definido alguns dados bem variáveis ao longo dos anos. Embora, na maioria das vezes, o socialismo estar associado a questões como a busca pelo bem comum, a igualdade social, a intervenção estatal, entre outras.

Basicamente, seu nascimento se deve à necessidade de propor o outro lado do sistema capitalista. De qualquer forma, esta situação tem evoluído nos últimos anos e embora existam ainda posturas muito intransigentes, há também uma realidade pelo fato de surgir alguns movimentos que expressam determinados aspectos em relação à concepção original.

No campo político, a ideia do Socialismo é construir uma sociedade sem a existência de classes sociais subordinadas umas às outras, seja através da evolução social, de uma revolução ou de reformas institucionais.

Este abrandamento nas ideias e nas formas começou a se tornar evidente após a Segunda Guerra Mundial com a Guerra Fria e, posteriormente, com a queda da União Soviética, expoente fiel deste tipo de sistema.

Atualmente países como Cuba, Coréia do Norte, China, Líbia e Vietnã contam com este tipo de sistema de organização.

Imagem: Fotolia. penwin

Relacionados:

  1. Sistema Socialista
  2. Comunismo
  3. Luta de Classes
  4. Materialismo Dialético
  5. Materialismo Histórico
  6. Trabalho Alienado
  7. Divisão de Trabalho
  8. Capitalismo
  9. Proletariado
  10. Classe Social