Pintura do Realismo - Conceito, o que é, Significado

O termo realismo aplicado à arte em geral expressa o seu comunicado (uma pintura, uma escultura ou uma narrativa literária) com a verdade de algo. Portanto, o conceito realismo indica que o representado é uma aproximação fiel à realidade.

A pintura do realismo surgiu como reação oposta à pintura romântica

Embora a ideia de realismo pictórico seja aplicada às várias fases da história da arte, foi na década de 1840, na França, que surgiu um movimento conhecido como realismo. Os historiadores da arte consideram que esta corrente teve início para expressar sua oposição aos ideais da corrente anterior, a pintura romântica. Isto significa que o artista não se inspira em sonhos ou evocações históricas imaginárias, mas sim que sua fonte de inspiração é sua própria realidade.

Obras significativas

No livro "Enterro em Ornans", de G. Courbet, representa-se a cena de um enterro dentro de um contexto rural e a partir desse trabalho se introduz um tema popular. Já no livro "The Stone Breakers", do mesmo artista, registra-se o mundo dos trabalhadores, uma circunstância que nos faz lembrar o auge dos movimentos trabalhistas típicos da época e dos ideais do socialismo.

Em "O Angelus", de J. F Millet, conta a história de um casal de camponeses que durante alguns minutos decide rezar. Com este trabalho expressa os valores tradicionais do mundo rural, especialmente a dignidade da vida camponesa. Em "As Respigadoras", do mesmo artista, descreve três mulheres que trabalham com serviços agrícolas e transmite a atmosfera calorosa do verão.

As obras de Courbet e de Millet descrevem cenas cotidianas de pessoas humildes, assim como situações de miséria e exploração. As imagens de suas criações são um reflexo do que viam ao seu redor.

Diego Rivera e Frida Kahlo, dois exemplos do realismo mexicano

Alguns pintores mexicanos do século XX têm sido eminentemente realistas em algum estágio de sua atividade criativa. Entre eles, podemos destacar Diego Rivera e Frida Kahlo. O realismo de Diego Rivera é destaque em murais através de temas sociais como “A liberdade do peão” e “Cana de açúcar” (dois exemplos representativos).

Frida Kahlo se considerava uma artista realista e essa dimensão se torna evidente em suas obras, como "Autorretrato em vestido de veludo" ou "Frida e Diego" (o nome de Diego se refere precisamente a Diego Rivera, que durante anos foi o grande amor de Frida Kahlo).

Imagem: Fotolia. Gstudio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: