Guerra Fria - Conceito, o que é, Significado

Guerra-FriaA linguagem bélica tem um extenso vocabulário e isso acontece infelizmente por haver guerras em todo planeta. O conceito de Guerra Fria se refere a um período histórico, especificamente novo na ordem mundial que surgiu a partir do fim da 2ª Guerra Mundial.

Após a Guerra Mundial, as duas nações vencedoras, Estados Unidos e União Soviética, impuseram sua hegemonia em quase todo planeta. Havia dois blocos em todos os sentidos. De um lado, duas grandes forças militares, o Pacto de Varsóvia e a OTAN. Por outro lado, os Estados Unidos simbolizava o sistema capitalista e a União Soviética representava o ideal comunista. A maioria das nações estava vinculada a um ou ao outro país. Esta situação provocou uma tensão constante, um equilíbrio de forças que em mais de uma ocasião esteve a ponto de estourar uma nova guerra mundial. Assim, para descrever esse contexto foi criado o termo Guerra Fria.

Durante várias décadas, os dois blocos iniciaram a construção de um arsenal de armas poderosas, destrutivas e defensivas, ao mesmo tempo, deu início a outra questão: a conquista do espaço. Esta competição de forças militares e tecnológicas significava o risco de um confronto militar, assim como o conceito de Guerra Fria expressava precisamente o nível de tensão existente.

O momento de maior tensão entre as duas nações ocorreu em 1962. Os soviéticos instalaram mísseis nucleares em Cuba, os quais apontavam para os Estados Unidos. Os historiadores consideravam que esse fato pudesse ocasionar um conflito militar, mas que pelo bem mundial não aconteceu. O resultado foi que a União Soviética retirou os mísseis (este conflito recebeu o nome de crise dos mísseis) e em contrapartida os Estados Unidos se comprometeu em não invadir Cuba. Para que esse conflito não iniciasse de novo, foi ativada uma espécie de diálogo entre ambos que recebeu o nome de telefone vermelho. Ao superar essa crise de maneira satisfatória, a Guerra Fria foi perdendo peso de ameaça real.

Do ponto de vista histórico, a Guerra Fria foi uma etapa que se finalizou por completo com o fim da União Soviética em 1991. As duas superpotências tiveram um confronto ideológico e de tensão militar, mas que não se traduziu em um ataque explícito, embora a tensão tenha sido permanente e o perigo de guerra constante.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: