Ideologia - Conceito, o que é, Significado

IdeologiaA ideologia é uma maneira de como as pessoas se representam no mundo. Ela é composta por diferentes conceitos articulados em uma ordem que mantém algum tipo de coerência interna. As ideologias podem ser utilizadas em diversos campos da ação humana e possuir um alto grau de aprovação da sociedade, apesar de não constituir necessariamente um conhecimento científico. Foram muitos os teóricos que se basearam neste conceito, sendo a sociologia a que tem mais abordado a respeito.

A ideologia costuma elaborar uma representação da realidade com o objetivo de executar um determinado plano de ação. Esta representação da realidade é constituída como um conjunto de conceitos que servem como um julgamento, enquanto que o plano de ação usa essa representação para dar passos em direção da situação desejada, ao mesmo tempo em que evita uma situação indesejável.

O conceito tomou importância a partir da teoria de Marx. Assim, a ideologia é uma explicação do mundo vivido na sociedade em relação ao modo de produção que a sustenta. Isto evita de certa forma que as classes oprimidas tomem consciência de sua situação. A ideologia faz parte desta corrente de pensamento denominada superestrutura, conceito que agrupa além das noções como sistema jurídico, político, arte, etc., e que se encontra subordinada à estrutura ou condição verdadeira de produção. A partir desta perspectiva, a ideologia tem um papel cúmplice em relação à opressão de uma classe social por outra. No contexto de Marx, a ideologia liberal oculta a opressão do proletariado nas mãos da burguesia.

No século passado foram realizados muitos movimentos sobre a ideologia, movimentos que em muitas ocasiões terminaram em verdadeiras tragédias; basta recordar o fascismo com seu rastro de sangue. Por outro lado, também se manifestaram ideologias sobre diversas reivindicações sociais de menor grau como o feminismo, proteção ao meio ambiente, etc.

A partir da década de oitenta, inicia-se um pensamento pouco estruturado como consequência do desenvolvimento da pós-modernidade. Este pensamento se refere a uma ideologia flexível e pouco coerente adaptada às circunstâncias. É basicamente uma ideologia que procura interpretar a realidade sem submeter-se a uma determinada lógica. Em relação a isso pode fazer alusão ao ecletismo tanto político como econômico.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: