Sistema Socialista - Conceito, o que é, Significado

Sistema-SocialistaO termo sistema socialista se refere a um tipo de organização econômica por onde os recursos são propriedades de toda a população e não dá lugar à propriedade privada. Ao longo do século XX existiu uma corrente que tentou dar uma participação maior ao estado na economia de mercado e por extensão recebeu a qualificação de socialismo. No entanto, a rigor, o socialismo é caracterizado por limitar a propriedade privada ao extremo e tentar planejar a economia do ponto de vista centralizado.

O primeiro teórico que caracterizou o socialismo como sistema foi Karl Marx. Ele deu sustentação a sua teoria econômica e social com alguns conceitos extraídos da dialética de Hegel. De fato, se para Hegel a história era a evolução do espírito em um processo de tese, antítese e síntese; para Marx, esta dialética é dada através do universo material e entre as diferentes classes sociais que apareceram ao longo da história, cujo último enfrentamento seria entre a burguesia e o proletariado, dando lugar finalmente a uma sociedade sem classes.

Na prática, o socialismo se caracterizou por coletivizar os diversos meios de produção. Esta abordagem foi criticada por vários economistas, mas talvez, foi apenas Friedrich Hayek, que conseguiu elucidar com maior eficiência os problemas de um sistema socialista. Assim, para o economista austríaco, o problema do socialismo reside principalmente no fato de concentrar a tomada de decisões econômicas em um grupo seleto, uma vez que a grande quantidade de informação a ser processada impossibilita as melhores medidas a serem tomadas. Em um sistema de economia livre, ao contrário, a informação é processada por todos os membros envolvidos, resultando numa maior eficiência e, portanto, em um desenvolvimento sustentável. Para o economista, qualquer tentativa de reduzir o conhecimento econômico ao pensamento de um conjunto de técnicos era uma pretensão absurda e com consequências nefastas.

Este tipo de visão teve grande influencia no início no século XX, mas com o passar do tempo foi relegada apenas a um simples exemplo decadente de uma suposta elevação de valores. Na verdade, a história pôde demonstrar que uma economia de mercado, onde a liberdade era respeitada na área comercial, foi capaz de produzir mais benefícios do que o estado que era responsável por dirigir a economia.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: