Conceito de Sistema Socialista

Sistema-SocialistaO Sistema Socialista ou Socialismo é uma ordem política, social e econômica baseada na propriedade e em uma administração coletiva, ou de outra forma estatal, dos meios de produção. Assim mesmo, denominamos como Sistema Socialista a teoria política e filosófica que oportunamente desenvolveu o filósofo alemão Karl Marx e ao movimento político que luta por estabelecer este sistema político, econômico e social.

A principal premissa que postula o sistema socialista é a regulamentação por parte do Estado da quantidade de atividade econômica e social que acontece e da correta e equitativa distribuição dos bens obtidos após o processo de produção. Junto com esta questão, afirma que o controle administrativo dentro do sistema deve estar nas mãos dos trabalhadores, enquanto que o controle democrático das estruturas políticas civis deve ser dos cidadãos.

Vale ressaltar, que o objetivo final do socialismo é a construção de uma sociedade em que não haja classes sociais subordinadas às outras, situação que pode ser alcançada, seja através de uma revolução, da natural evolução social ou com a implementação de reformas institucionais.

Embora desde o seu aparecimento no cenário político, o socialismo tem sido várias vezes redefinido e interpretado, segundo o partido do poder e a "bandeira política", na maioria das vezes, os ideais interpretados pelas inúmeras propostas estão vinculados ao bem comum, à igualdade social e à intervenção por parte do Estado.

O sistema socialista atingiu seu auge durante o século passado com o bloco comunista europeu composto pela União Soviética e os estados comunistas da Ásia e do Caribe. Atualmente, países como China, Cuba, Coreia do Norte, Vietnã e Líbia estão governados sob um sistema socialista.

Referencia autoral

Publicado em maio., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/sistema-socialista/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato