Conceito » História » Carcharodon Megalodon

Carcharodon Megalodon - Conceito, o que é, Significado

Em 1975, o filme "Tubarão", de Steven Spielberg, apareceu nas grandes telas do cinema. Além do sucesso comercial, esta história de ficção sobre um tubarão branco assassino foi o ponto de partida para que a espécie entrasse em moda.

Carcharodon megalodon é a denominação científica de um tubarão já extinto que habitou os oceanos há milhares de anos

Seu nome científico quer dizer literalmente "dente grande". Em relação à sua aparência, os restos fósseis encontrados mostram que este tubarão era bem parecido com o tubarão branco.

Durante séculos, os poucos fósseis do megalodon foram interpretados incorretamente. Acreditava-se que pertenciam a animais fantásticos descritos nas histórias mitológicas. Esta visão mudou radicalmente quando o polímata dinamarquês Nicolás Steno identificou pela primeira vez o megalodon através de alguns dentes fossilizados.

Quanto à sua classificação como espécie, foi no século XIX que este tubarão pré-histórico recebeu a denominação atual.

Os dentes deste extinto tubarão tinham mais de um metro e meio de altura. Em relação ao seu tamanho como espécie, os cientistas não entraram em um acordo, mas é bem provável que haja uma amplitude próxima a vinte metros (este tamanho é bastante similar ao tubarão-baleia).

As mandíbulas do megalodon tem sido objeto de estudo por suas características únicas e, por este motivo, em alguns museus de história natural existem reproduções de suas potentes mandíbulas.

Este gigante marinho da pré-história é considerado um dos maiores predadores da história animal

Seus restos fósseis foram encontrados em todos os oceanos e estes dados sugerem que o tubarão se adaptava facilmente a diversos ecossistemas marinhos.

No que diz respeito à sua extinção, as causas exatas são desconhecidas, mas é bem provável que o resfriamento das águas tenha sido o principal fator que ocasionou seu desaparecimento como espécie.

Desde a fascinação milenar pelos monstros marinhos até os filmes de tubarões assassinos

Muitas vezes, nas antigas histórias da mitologia, havia relatos fantásticos de monstros que habitavam as profundezas do mar. Um exemplo neste sentido é o monstro Kraken da mitologia escandinava, uma criatura fantástica descrita pela aparência de um polvo gigante com potentes tentáculos.

Esta tradição literária foi adaptada ao mundo do cinema e a espécie teve seu próprio filme em 2002, "Shark Attack 3: Megalodon".

Imagem Fotolia: ratpack223

Relacionados:

  1. Espinossauro
  2. Dinossauro
  3. Magnata
  4. Velociraptor
  5. Zoologia
  6. It Girl
  7. Detritívoro
  8. Tiranossauro
  9. Cinema
  10. Jurássico