A ética se refere à ciência que expressa as normas que regem o trabalho correto.
Isto é, o código ético ajuda a diferenciar as ações corretas das que não são. Entretanto, a ética que é um ramo da filosofia mostra que não existe uma interpretação única sobre o que é a ética e quais são os princípios universais para definir o bem.
A posição ética que questiona a validade dos princípios absolutos no trabalho é o relativismo ético, ou seja, é aquela posição que conclui que nem tudo é absolutamente bom ou mau em todos os casos, mas que a validade de uma ação pode ser interpretada dentro de um contexto que traga as conotações específicas deste modo de trabalho.
O relativismo ético conclui que a moral está bem influenciada pelos convencionalismos sociais, estes que determinam a cultura e os costumes de uma comunidade. A partir deste ponto de vista, para compreender a moral de um povo é importante atender suas próprias tradições. Essas tradições não são universais, mas sim específicas de um algum lugar.
Inclusive, o relativismo ético se refere aos princípios morais mais importantes. Um deles é o princípio da justiça, básico para manter a ordem social. Longe de acreditar em princípios objetivos que podem ter uma validade universal, pelo contrário, o relativismo ético mostra o poder da subjetividade e do ponto de vista pessoal.
Aquele que está contra a forma de interpretar a ética conclui que a verdade não é um conceito relativo que depende de uma simples opinião pessoal, mas que é um conceito absoluto em todos os casos possíveis. Uma verdade que dignifica o ser humano, uma vez que a realização do bem melhora o desenvolvimento do indivíduo da mesma forma que o conhecimento da verdade também ajuda a crescer como pessoa.
Por outro lado, o relativismo ético levado ao extremo pode parecer uma forma de conformismo em algo que é simplesmente bom “porque é pra mim”. Isto é, o valor do ponto de vista pessoal e subjetivo que é absoluto dá lugar a muitas outras interpretações possíveis.
Foto: iStock – DNY59
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2015). Conceito de Relativismo Ético. Em https://conceitos.com/relativismo-etico/. São Paulo, Brasil.