Conceito » Aprender » Ética

Ética - Conceito, o que é, Significado

O ser humano tem liberdade, ou seja, é o dono de suas ações. Qualquer pessoa pode decidir entre fazer o bem ou o mal. Justiça é a ciência que rege a ordem social com a finalidade de punir as injustiças e que merecem uma sanção. Já a ética está ligada à moral que rege o trabalho correto. A ética está marcada por padrões que são a base para distinguir entre o bem e o mal, um dos temas filosóficos por excelência.

A ética é uma área da filosofia que rege os fundamentos da moral vinculando sempre a realização do bem com a felicidade e a realização do mal com a infelicidade e sofrimento. Ela é uma disciplina teórica que focaliza a prática: a ação, ou seja, os fatos. Esta orientação teórica é um quadro de reflexão ideal para cada ser humano tomar suas decisões de acordo com o critério do que é certo ou do que é justo.

A ética marca as diretrizes ou princípios da conduta humana. Devemos salientar, no entanto, que a ética é também o tema de debate por si só como mostra o comportamento e as ações humanas com diferentes pontos de vista. Este é o caso, por exemplo, do aborto e da eutanásia.

Existem normas sociais que regem a ordem comum e refletem na legislação. Mas há também normas pessoais que cada ser humano tem interiorizado durante toda a sua vida sobre a base da formação que recebeu em sua infância. No entanto, com o processo de maturidade e a capacidade de refletir na fase adulta sobre a felicidade pessoal, qualquer ser humano pode também refletir sobre os valores recebidos na infância.

É importante ressaltar que a ética não está ligada apenas ao campo pessoal, mas também com o campo profissional. Em outras palavras, é muito importante integrar a ética e os valores no contexto de uma empresa para recordar que o fator humano é ainda mais importante do que a produtividade.

O que realmente importa em qualquer área da vida é que toda pessoa seja fiel a si mesma e honesta com sua forma de pensar e sentir. Quando uma pessoa age de forma contrária a um valor pessoal ocorre o sofrimento que advém do remorso de consciência. Em termos humanos, qualquer pessoa pode pedir perdão ao outro por um erro específico. O erro é o ato humano que restabelece o equilíbrio perdido em um relacionamento.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: