Conceito » Filosofia » Valores Éticos: Relativos e Absolutos

Valores Éticos: Relativos e Absolutos - Conceito, o que é, Significado

O valor ético é um indicador de conduta que nos permite enfrentar a vida cotidiana. Assim, quando temos que decidir sobre uma ação específica (por exemplo, ajudar ou não alguém) há uma avaliação que nos impulsiona agir de forma generosa ou de maneira egoísta.

As ideias de justiça, esperança ou solidariedade são valores éticos que se tornam ideais e influenciam nosso comportamento, seja no trabalho, nas relações pessoais ou em qualquer aspecto da vida.

Dois critérios para entender os valores éticos: o relativismo e a universalidade dos valores

A ética é uma disciplina da filosofia com foco na reflexão da conduta moral dos indivíduos. De maneira esquemática, pode-se afirmar que há duas abordagens possíveis.

Do ponto de vista do relativismo, os valores humanos são inconstantes e dependem de uma série de circunstâncias (a educação recebida, o contexto social, o momento histórico, etc.). Assim, em um cidadão de classe alta e com condições de vida favoráveis é possível haver valores distintos para uma pessoa que mora na favela e excluída socialmente. Esta abordagem é determinista, pois muitas circunstâncias vitais implicam em vários valores humanos.

Alguns filósofos acreditam que os valores não são relativos, mas sim universais e objetivos. Sua universalidade estabelece ideias comuns em todas as culturas e circunstâncias. Em outras palavras, a ideia de solidariedade ou de justiça pode variar em algum aspecto específico, mas todos os seres humanos têm uma ideia do que significa a solidariedade e a justiça.

O ponto de vista dos sofistas e de Plantão

Na Grécia Antiga, sofistas e Platão levantaram um debate interessante sobre os valores éticos. Os sofistas defendiam uma visão relativista e afirmavam que as considerações morais eram uma simples convenção humana. O que era desejado moralmente para os atenienses podia ser insignificante para os espartanos.

Em compensação, Platão defendia os valores éticos encontrados na alma humana como uma ideia universal e que através do conhecimento era possível conhecê-la e colocá-la em prática. Para Platão, quando o ser humano identifica os valores éticos em seu interior, significa que está em condições de levar uma vida justa e em harmonia.

Imagem: Fotolia. baluchis

Relacionados:

  1. Valor Absoluto
  2. Valores Humanos
  3. Valores Universais
  4. Ética
  5. Amoralismo
  6. Escala de Valores
  7. Bioética
  8. Bom Juízo
  9. Pedagogia Familiar
  10. Crença