Serviço - Conceito, o que é, Significado

ServicoVamos supor que estamos em um bar ou lanchonete e pedimos ao garçom para nos servir um café. A partir do momento que o garçom serve a xícara de café imediatamente ele oferece no mínimo umas duas opções: uma água e o açúcar. Além disso, ele disponibiliza um conjunto de serviços a serem prestados, tais como: rapidez, atitude, limpeza, organização e bom atendimento. Tudo isso faz parte do serviço oferecido e assim aquele café solicitado pode estar muito bom, mas ao mesmo tempo o serviço pode ter sido ruim, ou vice-versa.

Pode-se dizer que um serviço é tudo aquilo que vai além de um bem material. Por este motivo, os serviços são, na maioria das vezes, subjetivos. A ideia de serviço é aplicada a uma grande diversidade de atividades econômicas, tanto privadas como públicas.

O consumidor quer bons produtos a um bom preço sem esquecer o bom serviço

Quando se adquire um objeto devemos avaliar sua utilidade e preço, paralelamente, o serviço que se encontra vinculado a este bem. Cada pessoa tem sua própria avaliação sobre o tipo de serviço, seja ele bom ou ruim. Entretanto, é possível oferecer uma ideia geral em relação ao que a maioria das pessoas entende como um serviço de qualidade. Em primeiro lugar, deve ser avaliada a amabilidade no trato pessoal. Por outro lado, os consumidores dão importância aos aspectos organizacionais associados à aquisição de um produto ou ao seu consumo, por exemplo, o horário de atendimento, a possibilidade de devolver o produto, a informação recebida, a rapidez e eficiência na resposta ao cliente, a facilidade de pagamento, entre outras.

A valorização do serviço

O cliente julga qualquer tipo de serviço recebido. Ao mesmo tempo, aquele que proporciona um serviço costuma avaliar sua qualidade. Para isso, muitas empresas entram em contato com seus clientes e solicitam uma resposta do serviço recebido. Desta forma, elas podem conhecer o grau de satisfação do cliente e, consequentemente, melhorar os aspectos que possam estar deficientes em algum sentido. É importante que as empresas saibam que um bom serviço é determinante para fidelizar seus clientes.

A palavra serviço na comunicação ordinária

O termo serviço é bem comum e pode ser encontrado em vários contextos. Vamos mencionar alguns serviços prestados: o serviço militar, os bens e serviços, os serviços públicos do estado, dizer que algo está fora de serviço, etc. Existem também outras palavras que estão relacionadas à mesma família: serviçal, serventia e servidão. De qualquer forma, deve-se recordar que o termo serviço vem do verbo servir que é sinônimo de ajudar, dar, oferecer e fornecer.

Imagem: iStock. PeopleImages

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: