Conceito » Comunicação » Citação Textual

Citação Textual - Conceito, o que é, Significado

Nos trabalhos de pesquisa é necessário fazer referência a outros textos e estas referências são conhecidas como citações textuais. Assim, uma citação textual consiste em copiar literalmente um fragmento de um autor em um documento. Por outro lado, a citação faz parte da bibliografia, que é o conjunto das referências textuais utilizadas na pesquisa.

Como se faz uma citação textual conforme o modelo APA?

As siglas APA significam em inglês “American Psychological Association”, que é o procedimento padrão comumente empregado para realizar citações textuais. Conforme este procedimento, a regra utilizada é a seguinte: sobrenome do autor seguido do ano entre parênteses e que faz referência à obra citada ou a um texto introdutório. Finalmente, a citação entre aspas acompanhada de parênteses indica a página exata do livro citado.

Um exemplo desta explicação é a seguinte: Hume (1987) afirma em relação ao ceticismo de que "a dúvida faz parte do conhecimento" (p.36). Se a citação é maior se utiliza uma fórmula similar: sobrenome do autor (ano), um texto introdutório seguido do sinal de pontuação: e em seguida um espaço na qual se introduz uma citação textual completa sem aspas; no final do texto se inclui entre parênteses a página do livro citado.

As normas APA empregam três objetivos:

1) que o procedimento de citação textual seja homogêneo;

2) que o autor de um texto apresente provas evidentes que demonstrem que suas palavras não são um plágio;

3) que a pesquisa realizada ocorra segundo critérios éticos.

Citação textual e a paráfrase

A citação reproduz literalmente as palavras de um autor. Em compensação, a paráfrase comunica a ideia de um autor não com suas palavras exatas, mas com suas próprias palavras. O uso da paráfrase tem um caráter menos formal que a citação textual, mas ambas as formas de citação expressam a mesma ideia: o respeito pelas ideias de outros autores.

A referência bibliográfica na internet

Os dados de uma referência bibliográfica variam dependendo da fonte e do tipo de autor. Para referenciar informações obtidas em um site, devem-se fornecer as seguintes informações: sobrenome do autor em letras maiúsculas separado do nome por uma vírgula, título da obra, meio eletrônico, número da edição, local de publicação, editora, ano da publicação, data da citação e, por último, deve-se indicar se a referência está disponível na internet e em seguida o link.

Imagem: Fotolia. bobnevv

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: