Pesquisa - Conceito, o que é, Significado

O termo pesquisa se refere a toda ação que tem como objetivo a resolução de uma intriga ou de um mistério, normalmente com aspectos policiais, criminalísticos ou científicos. A investigação não é nada mais do que uma pesquisa profunda e detalhada que evidencia provas ou informações que podem ajudar a esclarecer diferentes situações. A mesma pode se feita de várias maneiras, assim como ser específica ou virtual. Pesquisar é justamente a ação de realizar uma pesquisa ou investigação com determinado fim.

Através deste ponto de vista se chega a novos conhecimentos. A pesquisa de uma vacina contra um vírus, por exemplo, é um contexto comum que pode ser observado no campo científico e na área da saúde, pois descreve como uma descoberta desta natureza traz um impacto na sociedade.

O termo pesquisa é amplamente utilizado na área policial e nas investigações criminalísticas

Neste sentido, a pesquisa é uma das formas, talvez a mais importante, na qual os pesquisadores têm para resolver um caso da qual não há dados precisos. Nesta pesquisa, o objetivo é obter informações que possam ser vitais para compreender o que aconteceu em determinado evento policial, para saber quem estava envolvido, a sequência dos fatos, etc.

Quando falamos em pesquisa especificamente se fala de algum tipo de busca que pode ser até certo ponto exaustivo em determinado lugar e mais ou menos delimitado

O que se procura é descobrir provas que possam ser materiais (tais como uma arma) ou virtuais (por exemplo, dados ou informações que permanecem dentro de um computador). Geralmente, para realizar pesquisas que invadem a propriedade privada, existem policiais ou investigadores detentores de autorizações ou documentos por escrito para comprovar tal esclarecimento e intensificar o nível da pesquisa.

A pesquisa também pode ser realizada sobre uma pessoa diretamente, por exemplo, quando se apalpa uma pessoa para ver se a mesma conta com elementos perigosos em determinados eventos ou situações públicas.

Imagem: Fotolia. Ulvur

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: