Conceito de Arquivo

ArquivoA palavra arquivo se utiliza geralmente para designar àquele lugar que tem como finalidade a recompilação e conservação de documentos, usualmente produzidos em outro lugar e como resultado concreto de suas respectivas atividades, que podem ser documentos, livros, recortes de jornais velhos, entre outros e que obviamente ostentam uma importância vital à hora de tentar mergulhar na identidade e na reconstrução histórica de uma nação por exemplo.

Também, estes lugares costumam ser um lugar de consulta sistemática e recorrente por parte de historiadores, estudiosos de determinados aspectos do passado e estudantes primários, secundários ou universitários que são enviados por seus professores para que tomem contato com este tipo de lugares e se acostumem a usá-los como métodos de consulta na hora da realização de trabalhos especiais. No entanto e não escapando dos rigores da polisemia, a palavra arquivo também se usa para referir ao fundo documentário em si.

Antes eram comentados os alcances do termo mais que nada relacionando-o com a aresta histórica de um país, no entanto, uma pessoa, uma empresa, um sanatório, um hospital e as diferentes organizações que existem costumam possuir um arquivo no qual se registram toda a sua atividade.

Obviamente, esta qüestão é preciso que esteja sendo efetuada seguindo restritos critérios de organização para que chegado o momento da busca de um material específico seja fácil detectá-lo, por exemplo, no caso de um hospital para encontrar facilmente o histórico clínico de algum paciente caso surja a necessidade de uma interconsulta ou no caso de que se trate de um escritório legal, o expediente de algum caso no qual se interveio.

No entanto e como conseqüência da crescente presença da tecnologia em nossas vidas e em nossos dias, nos últimos anos se impôs outra modalidade de arquivo, o arquivo digital, que também é um conjunto de informação ou documentos mas o que muda é o suporte de armazenamento que já não é um lugar físico visível, senão um que pode ser lido através de um computador, os mais comuns são os Cds ou os pen drives.

Referencia autoral

Publicado em ago., 2013. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/arquivo/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato