Conceito » Alimentação » Contaminação Cruzada

Contaminação Cruzada - Conceito, o que é, Significado

Os alimentos devem ser manipulados e cozinhados de forma adequada para evitar qualquer tipo de contaminação na hora de ser consumido. Neste sentido, ocorre a contaminação cruzada quando os alimentos crus, sem ser desinfetados, mais os alimentos cozinhados se combinam indevidamente. Isso causa bactérias patogênicas potencialmente prejudiciais à saúde.

Há dois tipos de contaminação cruzada

A de tipo direta ocorre quando os alimentos crus se misturam com os alimentos que estão prontos para consumir e ambos são colocados na geladeira à espera de ser consumido em seguida. Neste caso, o alimento cru e não cozinhado gera um efeito contaminante sobre o alimento cozinhado.

A de tipo indireto ocorre geralmente quando não são empregados os utensílios necessários para manipular os alimentos. Desta maneira, utiliza-se uma mesma faca para cortar carne e cortar vegetais; a faca se torna uma ferramenta potencialmente contaminante.

Como evitar a contaminação cruzada?

A primeira dica é extremar a limpeza em todos os processos relacionados com a elaboração dos alimentos. Deve-se ressaltar que as pessoas, o lixo e os animais domésticos podem transmitir bactérias que acabam alterando a qualidade dos alimentos. Neste sentido, os utensílios de cozinha devem ser limpos adequadamente, especialmente depois de serem utilizados.

A higiene pessoal é um aspecto chave na manipulação de qualquer produto alimentar, por este motivo, recomenda-se lavar as mãos com água e sabão antes de realizar qualquer tarefa na cozinha.

As frutas que não precisam ser conservadas na geladeira têm o risco de ser contaminadas por animais ou insetos, consequentemente, é necessário colocar as frutas com algum tipo de utensílio protetor. Por outro lado, as frutas e as hortaliças devem ser lavadas corretamente antes de ser consumidas.

Dentro da geladeira é conveniente conservar os alimentos crus e os cozinhados em diferentes espaços

Ao mesmo tempo, é recomendável fechar hermeticamente os alimentos em algum tipo de recipiente.

Em relação ao processo de cozimento, deve-se destacar que as bactérias podem ser encontradas na carne crua, por isso é necessário que a carne esteja bem cozida. Um aspecto importante é o tempo de cozinhar os alimentos, especialmente a carne, os ovos e os peixes.

Por último, deve-se preparar a comida com a mínima antecedência possível antes de ser servida, mas se isso não for possível deve ser conservada na geladeira.

Imagem: Fotolia. fuzzbones

Relacionados:

  1. Comestível
  2. Crudívoros (Crudivorismo)
  3. Febre Tifoide
  4. Eubiótica
  5. Digestão
  6. Higiene Analítica
  7. Contaminação Luminosa
  8. Contaminação Ambiental
  9. Kosher
  10. Contaminação Química