No campo universitário existe uma terminologia específica para referir aos níveis de estudos acadêmicos. Neste sentido, as carreiras de pré-graduação são aquelas que proporcionam uma qualificação técnica para desempenhar uma atividade profissional. Como o próprio nome indica estes cursos de nível acadêmico ocorrem anteriormente aos de graduação.
Observa-se que na maioria dos programas universitários quando se finaliza o estudo de pré-graduação é possível acessar a um nível superior e em seguida a pós-graduação e o mestrado.
A pré-graduação na área da Engenharia Informática proporciona ao aluno uma série de conhecimentos específicos, tais como segurança informática, infraestrutura tecnológica, programação básica, construção de software, robótica e sistemas multimídia.
Na graduação da Engenharia Informática, os conteúdos têm uma dimensão mais teórica e avançada. Algumas matérias são as seguintes: Estrutura algébrica para a computação, Fundamentos de programação, Métodos estatísticos, Design de algoritmos, Sistemas inteligentes e Banco de dados. Na maioria dos programas universitários é realizado um trabalho de final de graduação.
Em um programa de pós-graduação ou mestrado da mesma área, o aluno se especializa em uma área específica da computação, como a criação e o desenvolvimento de videogames, computação quântica ou otimização de redes de transporte.
Para um estudante a escolha de uma pré-graduação, graduação ou pós-graduação é uma decisão importante, pois dela pode depender seu futuro profissional. Neste sentido, são vários os aspectos que devem ser considerados para que a escolha definitiva seja a correta.
Em primeiro lugar, deve-se destacar a vocação pessoal. Além disso, devemos conhecer a modalidade de estudo para atender às expectativas pessoais.
Um fator relevante é o prestígio de cada universidade e os serviços associados (bolsas de emprego, extensão de estudo em universidades estrangeiras, bolsas de estudos, programas de estágio em empresas, etc.) e logicamente todos os alunos devem ser informados antecipadamente sobre as oportunidades de carreira de seus estudos.
Por último, deve-se levar em conta o preço da matrícula, uma vez que os estudos universitários têm um custo elevado.
Imagem: Fotolia. artisticco
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2018). Conceito de Pré-Graduação. Em https://conceitos.com/pre-graduacao/. São Paulo, Brasil.