Conceito » Educação » Master MBA

Master MBA - Conceito, o que é, Significado

A formação contínua é a melhor maneira para prosperar no mundo do trabalho. Neste sentido, após a obtenção de um diploma universitário, muitos estudantes consideram importante complementar sua formação com estudos de pós-graduação. Uma das opções disponíveis é o Master MBA, uma abreviatura em inglês correspondente a máster business administration, que significa em português mestre em administração de empresas.

Esta proposta de pós-graduação é uma fórmula que integra duas dimensões: o mundo acadêmico e o mundo empresarial. Deve-se levar em conta que os MBA são ministrados tanto por universidades como por escolas de negócios.

Abordagem geral

A ideia fundamental de um MBA é formar um estudante em tudo o que está relacionado aos cargos diretivos do mundo empresarial. Trata-se de uma formação global e com um sentido estratégico. Na maioria das escolas de negócios ou universidades, este tipo de formação tem uma duração de dois anos nos Estados Unidos e um ano na Europa. Para ter acesso a este tipo de curso, muitas vezes exige uma experiência prévia no mundo profissional.

Deve-se destacar que a oferta acadêmica desta modalidade formativa está destinada tanto a universitários como profissionais em atividade.

Não existe um modelo único de MBA. Alguns têm como objetivo a projeção internacional e outros visam um ramo mais específico (por exemplo, finanças, marketing esportivo, turismo). Logicamente, existem as modalidades full-time, part-time e online.

À medida que a língua inglesa prevalece no mundo de negócios no plano internacional, é comum que o MBA seja ministrado em inglês. A superação deste programa de pós-graduação estabelece uma certificação acadêmica no mundo dos negócios em nível mundial.

Principais conteúdos

Como regra geral, o conteúdo de um MBA inclui matérias relacionadas com a estratégia empresarial, a gestão de recursos humanos, o comportamento organizacional, o comércio internacional, o marketing, a comunicação, as finanças e a contabilidade. Todas estas áreas constituem o núcleo central de qualquer modelo empresarial, independentemente do seu setor. Por este motivo, muitos estudantes realizam dois tipos de masters: um especializado em uma área concreta e um MBA com uma projeção global e interdisciplinar.

Por outro lado, os planos de estudo desta modalidade formativa incluem uma série de destrezas e habilidades relacionadas à inovação, liderança, responsabilidade social corporativa e empreendedorismo.

Imagem: Fotolia. Thomas Launois

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: