Conceito » Direito » Requisito

Requisito - Conceito, o que é, Significado

Vivemos em um mundo que constantemente temos que cumprir certas condições para alcançar determinado objetivo. Por exemplo, quando uma pessoa está em um processo de busca ativa por um emprego e opta por um emprego em determinada empresa, deve cumprir certos requisitos de formação e experiência de trabalho para poder ocupar o cargo de forma eficaz.

Estes requisitos ficam claramente especificados nas condições de oferta de trabalho publicados em um classificado de empregos.

Condição requerida para algo

Quando uma pessoa termina seus estudos de Graduação, Pós-graduação, entre outros, deve cumprir com um requisito básico para poder ter um título correspondente: ser aprovado em todas as matérias.

Da mesma forma, quando um aluno participa de um exame de carta de motorista deve atender a todas as condições de teste teórico e prático, a fim de receber a autorização para dirigir.

Igualmente, quando um aluno quer ser aceito em uma universidade deve cumprir com certos requisitos específicos. Por exemplo, ter um bom histórico acadêmico.

Em relação a este conceito, vale destacar o título do filme "Requisitos para ser uma pessoa normal", dirigido e protagonizado por Leticia Dolera. A atriz espanhola expressa neste filme sobre como nossa sociedade, marcada por estereótipos, reage ao fato de ser feliz em determinada idade.

Condições da felicidade

Por exemplo, os convencionalismos sociais levam à ideia estereotipada de uma felicidade condicionada à satisfação do casal como um requisito necessário que deixa a vida de solteiro em um segundo plano de felicidade. No entanto, existem requisitos que não são elementos de causa e efeito.

Entretanto, do ponto de vista psicológico, esta crença de viver pensando que para ser feliz é necessário ter como requisito cumprir com todos os nossos objetivos, leva ao paradoxo de ser infeliz.

Não devemos confundir desejos com necessidades. Portanto, para ser feliz, devemos aprender que muitas dessas crenças autoimpostas, em muitos casos, não mostram um requisito necessário. Consequentemente, devemos libertar-nos destes apegos.

Sendo assim, um requisito necessário para conseguir determinado objetivo. Isto é, trata-se de um meio para conseguir o que se quer. Por conseguinte, o requisito está sempre condicionado ao contexto posicionado.

Imagem: Fotolia. whitehoune

Relacionados:

  1. Bacharelado
  2. Pré-Graduação
  3. Recursos Humanos
  4. Idoneidade
  5. Autoescola
  6. Prevenção de Riscos
  7. Autoavaliação
  8. Companheirismo
  9. Licenciatura
  10. Letra de Câmbio