Conceito » Saúde » Proctologia

Proctologia - Conceito, o que é, Significado

É o ramo da medicina que se dedica ao estudo de diversos transtornos que afetam o reto e o ânus. O aparelho digestivo é uma estrutura complexa formada por vários segmentos dispostos em continuação aos outros. Na parte final se localiza o cólon ou intestino grosso, que se distribui no abdômen subindo pelo lado direito, em seguida, segue um trajeto reto na parte superior do abdômen e finalmente uma porção descendente discorre pelo lado esquerdo.

Na parte inferior esquerda da cavidade abdominal está localizada a porção final do intestino grosso, chamada de sigmoide, da qual segue uma dilatação que é o reto. Neste nível, são depositadas as fezes fecais antes de serem expelidas ao exterior através de um orifício correspondente ao ânus.

Desta maneira, vemos que o reto constitui uma estrutura de armazenamento, que por estar ocupado pelas fezes origina certos reflexos que produzem o desejo de evacuar. O ânus contém um esfíncter formado por um músculo que pode ser controlado pela vontade e para que possamos adiar a evacuação apesar do desejo.

Principais transtornos da área da proctologia

A área do reto e do ânus pode ser afetada por diversos problemas, especialmente as alterações na consistência das fezes.

Em condições como a prisão de ventre, caracterizada pela presença de fezes duras, a expulsão desses resíduos pode exigir um aumento na pressão do abdome podendo causar congestão dos vasos sanguíneos venosos e levar ao surgimento de hemorroidas. Estas são nada mais do que a dilatação das veias do reto de forma similar às varizes que aparecem nas pernas.

As fezes endurecidas também podem ocasionar a ruptura das bordas do ânus durante sua expulsão, provocando uma lesão conhecida como fissura anal.

Outras condições que podem ocorrer nesta área são as infecções, o desenvolvimento de trajetos anormais que comunicam o reto com outras estruturas da pélvis, chamados de fístulas e câncer retal. Todas estas condições produzem um sintoma comum: o sangramento retal.

A proctologia é uma subespecialidade da cirurgia

Isto significa que após o médico concluir seus estudos de graduação, precisa fazer uma especialização em cirurgia geral para depois tornar-se um proctologista.

O proctologista, que é o especialista desta área, costuma realizar a avaliação do reto e do ânus usando instrumentos que permitem visualizar seu interior, como o retoscópio.

A maioria das condições que afetam esta área pode ser tratada com procedimentos como a cirurgia, que permite eliminar hemorroidas, reparar fissuras e fístulas, drenar abscessos e inclusive efetuar a ressecção de um tumor maligno ou benigno.

Imagem: Fotolia. zanna26

Relacionados:

  1. Intestino Delgado e Intestino Grosso
  2. Excreção
  3. Digestão
  4. Brônquios
  5. Diarreia
  6. Sistema Linfático
  7. Osso da Perna
  8. Vitamina B12
  9. Coração
  10. Pares Cranianos