Universidade - Conceito, o que é, Significado

UniversidadeA universidade compreende espaços que tem como objetivo transmitir e desenvolver conhecimento aos participantes ligados ao estudo e à formação da carreira escolhida, dedicando-se e exercendo a mesma após a graduação. O médico e o advogado precisam de licença antes de exercer a profissão. Cada carreira varia de acordo com os anos e as matérias necessárias para a graduação.

A universidade teve sua origem na baixa Idade Média, aproximadamente no ano de 1150, quando o renascimento estava em andamento. Ela foi baseada na ideia de comunidade, ideais religiosos e, em contrapartida, em muitos setores produtivos que formaram grêmios, que são comunidades de indivíduos com uma atividade produtiva com características semelhantes. Além do ensino, havia uma estreita ligação com a pesquisa. Também era um espaço para discussão de diversos problemas abordados da época.

As primeiras universidades da Europa foram fundadas na Inglaterra, Espanha, Itália e França. O ensinamento era focado nas artes liberais: gramática, lógica, retórica, aritmética, astronomia, música e geometria. Essas matérias eram estudadas de forma comum, sendo necessário depois que as mesmas fossem estudadas de forma específica.

Os alunos concorriam às universidades ainda adolescentes, mesmo tendo um estudo precário. Depois de seis anos, deveriam apresentar conhecimento das matérias mencionadas, "artes liberais". Neste momento, recebiam o título de bacharel, optando por uma especialização: medicina, direito, etc. Se bem sucedidas, obtinham o direito de fazer a faculdade em qualquer estabelecimento universitário. O médico requer muitos anos de estudo e conclui seu estudo após defesa de uma tese. A organização dos estudantes tinha poder de acordo com os estudos que cursavam. Esse tipo de educação só podia ser pago por famílias em boa situação econômica, uma vez que era extremamente cara. No entanto, havia bolsas de estudo que permitiam aos alunos sem recursos a possibilidade de ingressar em uma universidade.

Contudo, muitos elementos que caracterizam a universidade atual, já estavam presentes em seus primeiros anos na Idade Média. Atualmente, a universidade continua sendo um núcleo de desenvolvimento e inovação, gerando iniciativas e cujos benefícios se estendem inexoravelmente pelo mundo

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: