Pedagogia Social - Conceito, o que é, Significado

A pedagogia é a ciência que trata da educação em geral. O pedagogo é um conhecedor de todos os aspectos relacionados à formação e ao mundo educativo, como as técnicas de aprendizagem, a organização escolar, a elaboração de projetos, orientação profissional, programas de apoio, desenvolvimento de material didático, entre outras funções.

Ramos da pedagogia

O campo de estudo desta disciplina é bem amplo. Assim, o departamento de recursos humanos das empresas conta com os princípios pedagógicos (trata-se da pedagogia empresarial). Em relação ao esporte, existe a pedagogia esportiva. Quando os alunos precisam superar dificuldades no processo de aprendizagem necessitam do auxílio de um pedagogo terapêutico. Outros ramos são a psicopedagogia, a pedagogia digital e a social.

A ideia fundamental da pedagogia social

Na maioria das sociedades há problemas e desajustes que afetam de maneira muito especial os setores mais desfavorecidos. A pobreza extrema, o abandono escolar, a violência nas ruas e a falta de expectativa profissional são circunstâncias que têm relação direta com os grupos mais humildes. A pedagogia social é precisamente a disciplina que tenta corrigir todas as circunstâncias que afetam negativamente os grupos mais desprotegidos e, de maneira especial, as crianças.

A pedagogia social parte de um princípio geral: para que haja uma mudança na sociedade é necessário incorporar estratégias educativas que facilitem a transformação social. Em outras palavras, não há mudança social sem educação.

A partir da pedagogia social se realiza duras críticas às abordagens educativas convencionais

Para os profissionais desta área, o importante é que a educação deve ser entendida como uma ferramenta para transformar a sociedade e não como um sistema para legitimar as diferenças de classe social. Neste sentido, o modelo formativo proposto está baseado em ensinar conteúdos que promovam o desenvolvimento integral do aluno.

Para alcançar este objetivo o aluno deve sentir-se integrado a uma comunidade e os recursos didáticos e métodos de aprendizagem devem estar diretamente relacionados ao seu contexto social.

Na prática, os pedagogos desta corrente tratam de prevenir conflitos, corrigir deficiências na socialização dos indivíduos e favorecer a reinserção daqueles que sofrem de alguma forma de exclusão social.

Imagem: Fotolia. Photographee

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: