Conceito » Educação » Pedagogia Familiar

Pedagogia Familiar - Conceito, o que é, Significado

O sistema familiar é aquele que mais marca o plano pessoal. Isto é, às vezes, o sofrimento pessoal está vinculado aos problemas de relacionamento com os outros, dificuldades no vínculo com os demais.

A família está presente ao longo da vida. Por esta razão, em certas ocasiões, os problemas não têm uma raiz recente, mas podem ter uma origem remota na história da família.

Educação familiar

A pedagogia familiar estabelece uma ponte de esperança para as famílias que têm alguma dificuldade. O pedagogo familiar estabelece um diagnóstico e prepara um itinerário terapêutico para abrir novas portas ao futuro.

A família não só produz raízes. Também tem um papel da educação fundamental. Na verdade, os pais educam seus filhos com seus exemplos.

Estabelecem normas de atuação moral. Em certas ocasiões, os pais se sentem desorientados com o trabalho tão exigente de educar cada filho e incentivar cada um da melhor maneira possível. Às vezes, vivem situações de dificuldade, onde os pais precisam de apoio terapêutico e aconselhamento profissional para integrar novas atitudes.

Portanto, a pedagogia familiar fortalece as famílias quando têm disposição e colaboração para isso. A pedagogia familiar observa a dimensão social da educação, uma vez que a cultura e a formação de seres humanos livres, conscientes de si mesmo e com valores éticos é um bem para uma sociedade melhor. A família é um ambiente de socialização dos indivíduos na esfera privada, mas também público.

Metodologia de trabalho

A pedagogia é uma disciplina teórica, mas com vocação prática. Cada caso é específico, portanto, a teoria se adapta ao contexto. Portanto, a pedagogia familiar melhora a qualidade de vida familiar a partir da educação como um valor de manifestação de amor.

Ou seja, a pedagogia familiar fala de valores. Os principais agentes responsáveis pela educação familiar são os pais. A este respeito, a pedagogia familiar está sempre atenta aos diferentes modelos de família.

O pedagogo familiar é o profissional que a partir de um caso prático e específico identifica carência na educação. Assim, ele elabora uma proposta de soluções práticas delimitadas a este contexto, ou seja, este plano de ação abre uma porta à esperança.

Imagem: Fotolia. georgerudy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: