Conceito » Filosofia » Construtivismo

Construtivismo - Conceito, o que é, Significado

Não há uma única definição sobre o termo construtivismo, já que se trata de um tipo de corrente que pode ser apresentado no mundo da arte, da pedagogia, da filosofia, entre outras áreas. De qualquer forma, em todos os campos o construtivismo tem relação com a ideia de criar ou construir.

O construtivismo na arte russa

No mundo da arte, o construtivismo tem relação com os movimentos de vanguarda do início do século XX. Uma das manifestações artísticas do construtivismo aconteceu na União Soviética com a vitória da Revolução Russa, em 1917. Este movimento se desenvolveu particularmente na arquitetura e na escultura, onde sua principal característica era a abstração, o recurso às formas geométricas e a funcionalidade estética. A arte construtivista russa recorre às linhas puras e aos materiais simples. Além disso, este movimento se contrasta com outras correntes da vanguarda, mais particularmente o futurismo e o cubismo. O futurismo se refere à vanguarda do fascismo e o construtivismo representou os ideais revolucionários da União Soviética.

O construtivismo como modelo pedagógico

A pedagogia é a ciência que estuda a aprendizagem com o propósito de dar soluções ao fenômeno educativo. A pedagogia construtivista tem as seguintes características:

1) Se opõe à aprendizagem baseada nos pensamentos behavioristas,

2) Enfatiza os processo mentais ativos do aluno, do qual deve construir sua própria realidade intelectual. O estudante deve ser “o construtor” da aprendizagem e não um simples receptor de conhecimentos.

3) O papel do estudante no processo de aprendizagem tem que ser ativo e participativo, já que o construtivismo como modelo pedagógico estabelece que desta maneira cada aluno pode desenvolver-se como um indivíduo de maneira autônoma.

O construtivismo como pensamento filosófico

O conhecimento não se adquire por um simples acúmulo de dados, mas sim a partir de construções mentais que o próprio indivíduo elabora. Por outro lado, do ponto de vista filosófico, o construtivismo estabelece que não é possível conhecer a vida como realmente é, mas que pode ser conhecida através da sua manifestação externa. Esta ideia de construtivismo se baseia no pensamento filosófico de Kant, que defendia a impossibilidade de conhecer a verdadeira realidade, pois somente podemos conhecer a aparência das coisas.

Esta visão teve consequências em posteriores pensamentos filosóficos e científicos que apresentaram um componente construtivista: a teoria da relatividade, o princípio da incerteza, as teorias de aprendizagem na psicologia ou a ideia de revolução científica não como questão acumulativa de dados e teorias gerais, mas sim como uma troca de paradigma intelectual na comunidade científica.

Imagem: iStock. agustavop

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: