Recursos Humanos - Conceito, o que é, Significado

A empresa é formada por pessoas. Por esta razão, o departamento de recursos humanos (RH) é composto por profissionais que tem como objetivo administrar construtivamente este valor talento, programando processos de seleção na empresa.

Por exemplo, quando é necessário publicar uma oferta de emprego em algum classificado online, anteriormente, a equipe de RH analisa as habilidades necessárias para ocupar este cargo de emprego.

Gestão do talento na empresa

Fazer uma análise de qual é o perfil do candidato ideal e quais são os requisitos que deve cumprir para poder obter tal cargo. Da mesma forma, o departamento de recursos humanos especifica os melhores testes de seleção, por exemplo, entrevista de trabalho presencial, teste por telefone, entrevista em grupo, testes psicotécnicos, etc. As tendências nesta especialização também evoluíram.

Por exemplo, atualmente, muitas empresas priorizam o uso do currículo cego como uma fórmula necessária para converter o talento em um bem equitativo evitando qualquer tipo de discriminação por sexo ou idade.

Igualmente, programa cursos de formação para os trabalhadores, cursos orientados a dotar de novas capacidades os profissionais para que possam desenvolver novas tarefas.

Por outro lado, pode-se estudar uma possível mudança de posição de um dos empregados para que ocupe um cargo de maior responsabilidade. Ainda mais, fazem todo tipo de esforço para que os funcionários estejam felizes em seus empregos e procurem capacitar-se cada vez mais.

Além disso, motiva os funcionários através de práticas eficazes, tais como viagens de incentivo, planos de afterwork, reuniões de trabalho e medidas que permitem reter o talento dos melhores profissionais através do investimento na felicidade.

Medidas a aplicar dentro da empresa

Esta área pode tomar decisões para impulsionar os trabalhadores. Por exemplo, oferecendo serviços de coaching ou mentoring para seus funcionários. Definitivamente, este departamento administra os recursos humanos da empresa sendo seu melhor capital. Existem também tarefas menos agradáveis como administrar as demissões de funcionários.

Muitos psicólogos trabalham com gestores de RH por seu conhecimento do comportamento e da mente humana. Algumas empresas decidem terceirizar o serviço de recursos humanos com a contratação de uma consultoria.

Imagem: Fotolia. mast3r

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: