Conceito » Aprender » Esporte

Esporte - Conceito, o que é, Significado

EsporteEsporte é uma forma atividade física praticada com finalidade recreativa, educativa, sociocultural, profissional ou como meio de melhorar a saúde.

O esporte sujeito a regras descrito em suas mais diversas modalidades tem um amplo histórico dentro da história da humanidade. Com o passar do tempo e as mudanças que cada século tráz com ele os esportes tem sofrido mudanças, criando novas modalidades e deixando outras de lado.

Geralmente praticado sob a forma de competição este tipo de orientação pode ser diferenciado entre esportes individuais e em grupo. Assim, as competições podem ser desempenhadas entre dois competidores que lutam entre si, ou por duas equipes que competem contra a outra, mas que se ajudam dentro de seus times.

Da Antiguidade a Atualidade a competição esta na natureza do ser humano

O esporte já era praticado em diversas cidades gregas desde a Antiguidade e sua prática envolvia diversos tipos de atividades. Tal era o nível de relevância que se concedia à prática esportiva que foram organizados os primeiros Jogos Olímpicos, neste caso, um evento que envolvia várias cidades-estados e que tinha como objetivo a vitória em honra a Zeus. Varias dessas atividades estão presentes nos Jogos Olímpicos até hoje e garantem um ar de tradição aos jogos.

Mais que uma atividade, uma escolha para uma vida saudável

Muito recomendado pelos profissionais da saúde devido aos benefícios que geram ao organismo, entre eles, destacamos: as melhoras no condicionamento físico e na função cardiovascular que é um fator que reduz de maneira considerável a possibilidade de ter problemas cardíacos; melhora o tônus muscular o que vai desde manter o peso saudável a questões estética; ajudam a prevenir osteoporose, diabetes, hipertensão entre outras doenças.

Tudo isso, mais o fato de ser importante para a saúde mental, pois o esporte geralmente aumenta o nível de autoestima como consequência do bem-estar que provoca. Este bem-estar não é uma simples aparência refletida em alguns, mas esta diretamente relacionado à liberação de endorfina, hormônio liberado pelo organismo que causa uma sensação de prazer.

A recomendação de praticar esporte se torna mais importante quando consideramos que o sedentarismo afeta negativamente a qualidade de vida da população hoje em dia. De fato, existem dados preocupantes em relação às doenças que antes afetavam somente os idosos, mas que agora atinge a população mais jovem também. O esporte é um remédio contra estas circunstâncias, mas que sem dúvidas, resultarão em beneficio em longo prazo.

Esporte como fator de integração sociocultural

A pratica esportiva tem sido um importante aliado de jovens em todo o mundo. Os esportes promovem a integração e inclusão social mantendo o corpo saudável e a mente ocupada seja através do fator educador onde o esporte e uma ponte entre os jovens de classes mais humildes e a esperança de uma vida melhor, longe da pobreza e muitas vezes longe da criminalidade, seja no fator inclusivo onde a paixão pelo esporte une diferentes pessoas de diferentes classes em um único objetivo, torcer pela vitória de seu time.

Imagen 2: Fotolia. Majivecka

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: