Conceito » Cultura » Pobreza

Pobreza - Conceito, o que é, Significado

Este é um dos maiores problemas do mundo atual que, paradoxalmente, junto a uma incessante onda de inovações se esquece dos menos afortunados e abandonados, postergando-os no tempo. Uma das conseqüências do capitalismo que não perdoa quem não sabe acompanhar ou simplesmente porque não tiveram condições e oportunidades para adaptar-se.

A pobreza é a situação social e econômica na qual um indivíduo ou um grupo carece de certa forma dos elementos básicos para a subsistência pessoal

A pobreza é uma realidade que pode ser analisada a partir de várias perspectivas. Costuma-se dizer que uma nação é pobre quando a maioria da população não tem suas necessidades básicas atendidas. As necessidades básicas são a água e o alimento, a habitação e os cuidados médicos. Há outras necessidades que são muito importantes (a escolarização é um exemplo), mas que são secundárias em relação às básicas. As causas que originam a miséria são diversas. A limitação dos recursos naturais é de extrema importância, assim como a falta de infra-estruturas, os baixos índices de alfabetização, a falta de perspectiva de emprego, o nível de industrialização e uma série de aspectos que também podem influenciar.

Se a pobreza analisada se aplica a um indivíduo, seu contexto pessoal, familiar e a comunidade em que vive são fatores essenciais para entendê-la

O conceito pobreza é de caráter relativo. Um indivíduo com um tipo de vida pobre em um país rico seria de classe média em um país subdesenvolvido. Neste sentido, mesmo nos países mais avançados existe pobreza, especialmente nas periferias das grandes cidades.

Para combater a pobreza e tentar erradicá-la existem organizações internacionais e ONGs que trabalham para reduzi-la. No entanto, as campanhas realizadas servem apenas para minimizar a pauperização.

De acordo com os analistas deste problema global, a humanidade tem recursos suficientes para acabar com o problema

Uma das medidas propostas é destinar 0,7% da riqueza nacional à cooperação internacional. Esta iniciativa tem sido amplamente aplaudida, embora ainda não seja efetiva de uma maneira generalizada.

Embora a pobreza seja uma realidade mensurável a partir de uma perspectiva econômica, deve-se levar em conta que é um conceito mais amplo, já que a riqueza não impede outros tipos de pobreza. Alguns pensadores acreditam que a perda de valores como a solidariedade, o altruísmo e a empatia são uma expressão da pobreza.

Existem alguns pensamentos que justificam a pobreza como uma realidade inevitável, que afirma que sempre houve e sempre haverá ricos e pobres.

Imagem: Fotolia. disha1980

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: