Conceito » Esporte » Medicina Esportiva

Medicina Esportiva - Conceito, o que é, Significado

O auge da atividade esportiva é um fenômeno global. Milhares de pessoas de todos os países, idades e classes sociais se tornaram conscientes da necessidade de praticar um esporte para melhorar sua saúde e estar melhor consigo mesmo. Mesmo o esporte sendo uma atividade benéfica para nossa saúde, esta prática pode levar a alguns problemas. Daí surge um novo ramo da medicina: a Medicina Esportiva ou Medicina do Esporte.

Este ramo da medicina trata o impacto do esporte no organismo, seja do ponto de vista interno como físico, mental ou hormonal.

Do que se trata e a que se dedica?

O médico especialista em medicina esportiva possui três obrigações principais: orientar, prever e curar. Assim, a medicina esportiva faz recomendações sobre nutrição e estilo de vida saudável. No campo da administração, cada vez mais esses médicos profissionais são contratados para desenvolver estratégias de saúde pública com o propósito de promover o esporte em toda a população.

A prevenção é uma das chaves deste tipo de medicamento, pois é a cura é sempre preferível

Os médicos especialistas em medicina esportiva fazem o trabalho de prevenção a fim de minimizar o risco de lesões ou problemas de saúde no futuro. Neste sentido, alguns atletas recebem massagens como estratégia preventiva para evitar possíveis lesões. Uma dieta adequada é também outra medida preventiva, pois uma boa alimentação ajuda a regeneração muscular.

A cura é a última ação que oferece este medicina. Por vários motivos um atleta pode se machucar e ai entra a figura do médico especialista. Entre as medidas adotadas, podemos destacar as seguintes: tratamentos para pequenas lesões (como estiramentos musculares, distensões ou entorses), tratamentos em médio prazo que exigem exercícios de reabilitação e tratamentos mais complexos em longo prazo, onde se torna necessário uma terapia psicológica para complementar a reabilitação física. De qualquer forma, as medidas adotadas têm como objetivo devolver o desempenho ideal de um atleta.

A Medicina Esportiva tem uma dimensão multidisciplinar

O médico especialista que trata a saúde dos atletas deve estar em contato com outros profissionais, como fisioterapeutas, psicólogos do esporte e nutricionistas. A medicina esportiva está destinada a diferentes níveis: aos atletas de elite, ao esporte na terceira idade, a pessoas com deficiência.

Imagem: Fotolia. rocketclips

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: