Conceito » Esporte » Preparação Física

Preparação Física - Conceito, o que é, Significado

O principal objetivo da prática esportiva é conseguir uma boa preparação física. Entende-se por preparação física uma série de exercícios benéficos para o organismo, como a resistência cardiovascular, a força, a flexibilidade e a coordenação de movimentos. Estas qualidades podem ser adquiridas através de exercício físico regular, junto com uma série de hábitos saudáveis, especialmente relacionados à alimentação.

O conceito preparação física equivale a outro: treinamento. Ambos os termos se referem á melhora das qualidades físicas em geral.

Dez dicas para ter uma boa preparação física

1) É aconselhável a supervisão de um profissional dirigido à atividade física;

2) O exercício físico deve ser realizado de maneira regular e periódica;

3) Deve-se exercitar todos os grupos musculares e realizar exercícios aeróbicos ou anaeróbicos; tudo isso com uma metodologia esportiva adequada;

4) É conveniente realizar uma rotina esportiva de acorde com a idade de cada um;

5) É recomendável determinar objetivos a médio e longo prazo;

6) Para que a preparação física seja eficaz, deve-se incorporar uma série de hábitos alimentares saudáveis e evitar o consumo de álcool e tabaco ou de qualquer substância que possa afetar negativamente ao organismo.

7) Cada indivíduo deve praticar uma modalidade de treinamento que melhor se adapte às suas circunstâncias pessoais e característica físicas;

8) Deve-se ressaltar que a saúde é o principal objetivo da preparação física, neste sentido é aconselhável que o atleta faça um check-up médico antes de iniciar uma atividade física regular.

9) O exercício físico deve ser realizado com as suficientes medidas de segurança e utilizando o material e a indumentária esportiva mais adequada.

10) Uma preparação física mal planejada pode ter efeitos drásticos em qualquer sentido.

Imagem: Fotolia. hofred

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: