Conceito » Esporte » Esporte na Idade Escolar

Esporte na Idade Escolar - Conceito, o que é, Significado

A atividade esportiva traz vários benefícios para a saúde: fortalece os músculos e as articulações, previne doenças e melhora a capacidade cardiovascular. Especialistas em preparação física recomendam que as crianças em idade escolar pratiquem esporte com regularidade.

Desta maneira, vários objetivos podem ser alcançados: um benefício para a saúde em geral, uma melhora nas capacidades motoras e maior sociabilidade.

É importante destacar, além disso, que o esporte infantil também serve para promover os valores educacionais, como o respeito, o espírito de superação, o trabalho em equipe, o fair play e a rejeição a qualquer forma de violência.

Os inegáveis benefícios do esporte para as crianças devem ser promovidos no âmbito escolar, por este motivo, há um conceito específico: o esporte escolar.

Normas gerais do esporte escolar

As crianças devem realizar atividades físicas dirigidas por um especialista, que precisa fazer uma programação adequada a cada fase escolar.

O principal aspecto a ser trabalhado é a psicomotricidade. As sessões de psicomotricidade infantil na escola devem ser realizadas com uma abordagem lúdica e participativa, de tal forma que a criança execute uma atividade psicomotora em forma de jogo.

No esporte escolar se deve evitar a especialização esportiva prematura

Em relação à competitividade, recomenda-se potencializar as capacidades pessoais e a autossuperação, mas não incentivar o excessivo espírito competitivo. Deve-se levar em conta que todas as crianças em idade escolar precisam participar em um plano de igualdade sem qualquer tipo de discriminação. Neste sentido, as crianças com deficiência também devem ser integrados aos planos educativos que contam com a atividade física e esportiva na escola.

Os planos educativos sobre a educação física e o esporte tem que estar totalmente integrados à programação escolar.

O esporte na escola é uma ferramenta que serve para melhora a saúde dos cidadãos adultos

O que se aprende na escola afeta a vida quando adultos. Praticar esportes durante a fase escolar ajuda a consolidar o hábito da atividade física de maneira normalizada. Assim mesmo, uma criança que faz esporte pode ter uma série de problemas associados: tendência de sobrepeso, limitações psicomotoras ou problemas de ansiedade. Assim, a realização de um planejamento adequado de esporte escolar é útil para prevenir problemas na idade adulta, como sedentarismo, osteoporose ou algumas patologias cardiovasculares.

Imagem: Fotolia. Studio Romantic

Relacionados:

  1. Preparação Física
  2. Medicina do Esporte
  3. Medicina Esportiva
  4. Fair Play
  5. Educação Física
  6. Esporte
  7. Atividade Física
  8. Ludograma
  9. Psicologia Social
  10. Triatlo