Hóquei - Conceito, o que é, Significado

Este esporte é praticado com um stick (taco) e apresenta versões diferenciadas: sobre patins, sobre a grama, sobre o gelo e Lacrosse. Outras modalidades do hóquei são menos conhecidas, como as praticadas na praia, o floorball e o skater hóquei.

Sobre a grama

Duas equipes de onze jogadores se enfrentam e o objetivo do jogo é introduzir a bola com o stick no gol adversário. Sua versão moderna começou na Inglaterra no final do século XIX e é um esporte olímpico desde 1908. Da maneira que o futebol, as faltas voluntárias cometidas dentro da área são penalizadas com um pênalti ou shoot-out (as faltas involuntárias são punidas com um pênalti córner).

Uma das características particulares deste esporte é o bully, um tipo de saque neutro. O bully ocorre quando o jogo é reiniciado após uma interrupção, os jogadores atingem o chão com o stick e em seguida batem três vezes com o stick do adversário antes de tentar acertar a bola.

Sobre o gelo e abaixo do gelo

Duas equipes de seis jogadores se enfrentam e os patinadores movem um disco com o stick com o propósito de marcar um gol na meta do rival. O Canadá é o país de origem deste esporte, praticado desde o final do século XIX.

Em 1948 começou sua trajetória como disciplina olímpica. As brigas entre os jogadores são muito habituais e, de certa forma, fazem parte do espetáculo (os jogadores que tentam conter o jogo sujo dos rivais são conhecidos como enforcers).

Nos últimos anos uma nova versão foi inventada: o hóquei abaixo do gelo (é jogado em um lago congelado onde jogadores prendem a respiração e periodicamente sobem à superfície através de um buraco feito no gelo).

Sobre patins

É praticado entre duas equipes de cinco jogadores (quatro de pista mais um goleiro). Os patins têm quatro rodas paralelas e um freio. O stick bate em uma bola de borracha comprimida. A pista da qual se pratica o jogo é retangular e tem dimensões similares ao handebol. Como muitas outras disciplinas, esta surgiu na Inglaterra no século XIX.

Embora não seja um esporte olímpico, nos Jogos de Barcelona de 1992 foi praticado como uma modalidade de exibição. A seleção espanhola é a que tem o maior número de campeonatos mundiais.

Lacrosse

Duas equipes de dez jogadores vão passando a bola usando um stick com uma rede na extremidade e com o objetivo de colocar a bola no gol adversário. Os primeiros a utilizar estes tacos foram os índios huronianos, que em seus confrontos bélicos atiravam pedras com os mesmos.

Com o passar do tempo, os franceses o transformaram em um novo esporte e foi uma disciplina olímpica em 1904 e 1908.

Imagem: Fotolia. Petr Bonek

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: