Hospital Universitário - Conceito, o que é, Significado

Hospital é um centro destinado à cura de doentes e a universidade é um centro acadêmico destinado à formação. Ambos os espaços podem fazer parte de uma modalidade específica: o hospital universitário.

Características gerais dos hospitais universitários

Estes centros hospitalares estão associados a uma universidade. Desta maneira, os estudantes de medicina e das diversas disciplinas paramédicas podem aprender sua profissão com pacientes reais.

Neles, atuam diferentes protagonistas: profissionais da medicina, médicos em processo de formação, estudantes, pesquisadores e autoridades acadêmicas. O resultado final pode ser traduzido através de função tripla: a assistência médica, a pesquisa e a docência.

Nos hospitais universitários, supervisiona-se o processo de formação dos estudantes de medicina. Desta maneira, o estudante que já superou sua formação teórica e prática pode aperfeiçoar sua aprendizagem atendendo os doentes hospitalizados.

A origem histórica dos hospitais

Do ponto de vista histórico, os primeiros hospitais apareceram nas antigas civilizações da Índia e do Egito, na qual os doentes e pessoas feridas eram atendidos por razões humanitárias. Posteriormente, a civilização grega utilizou os santuários e os templos para atender os doentes.

Nos primeiros séculos da era cristã, as ordens religiosas fundaram os primeiros centros hospitalares para acolher as pessoas que necessitavam de atendimento médico. Neste sentido, deve-se destacar que a palavra hospital e hospitalar compartilham da mesma origem etimológica.

Os primeiros hospitais universitários

A partir do século XI, cidades europeias como Oxford, Paris e Bolonha acolheram as primeiras universidades. Durante séculos o ensino acadêmico da medicina permaneceu totalmente separado do mundo hospitalar. Porém, no século XVIII, consolidou-se uma nova mentalidade cientifica e por este motivo alguns hospitais da Grã Bretanha permitiram que os estudantes de medicina pudessem aprofundar sua formação de maneira prática.

A aprendizagem universitária dos futuros médicos era complementada pelo atendimento aos pacientes em um centro hospitalar. Neste contexto, surgiram os primeiros programas de médicos-pesquisadores. A separação clássica entre universidades e hospitais se transformou em um novo modelo: o hospital universitário.

Imagem: Fotolia. vchalup

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: