Alimentação - Conceito, o que é, Significado

AlimentacaoDenomina-se alimentação ao processo de ingestão de alimentos a fim de proporcionar os nutrientes necessários para o desenvolvimento do organismo. A alimentação é de grande importância para a saúde humana, pois quando realizada de maneira correta é possível evitar um grande número de doenças, além de servir de base da nutrição.

Ela está relacionada em boa parte com os produtos alimentares que historicamente um país produz com maior eficiência, embora na atualidade, graças à eclosão do comércio e da globalização, existe uma tendência que gera uniformidade a ela. Há um grande problema neste sentido, com uma tendência cada vez maior na ingestão de gorduras e carboidratos em proporções imensuráveis, esta circunstância reflete na deterioração da saúde nos países ocidentais.

A alimentação é uma conduta natural de uma série de demandas fisiológicas que tem por finalidade garantir ao corpo os nutrientes necessários para sua sobrevivência

No entanto, conforme a qualidade dos nutrientes e a atividade física efetuada podem causar desequilíbrio, ou então, pelo contrário, um bom estado de equilíbrio. A importância da alimentação como base da saúde é destacada desde a antiguidade com a frase “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, atribuída por Hipócrates. Na verdade, a qualidade da alimentação tem grande importância na qualidade de vida das pessoas.

Três problemas podem ser observados na alimentação

Um deles é o consumo de calorias menor do que o corpo necessita. Esta circunstância pode ser realizada em um ambiente controlado, quando, por exemplo, se segue um regime. Quando esta situação se torna crônica, a saúde se vê afetada inevitavelmente pela falta de energia, circunstância que consome o restante das gorduras e dos músculos existentes. Este problema é típico em regiões de pobreza e de subdesenvolvimento agudo e endêmico, por onde a alimentação básica não é garantida.

Por outro lado, nos países desenvolvidos, existe uma alimentação calórica para o organismo. Esta circunstância, somada ao sedentarismo e ao desequilíbrio dos nutrientes, causa obesidade e problemas cardíacos, não só nos adultos, mas também nas crianças.

Diante de tudo isso, é notória a importância de uma alimentação balanceada. Este tipo de hábito somado a uma atividade física regular pode trazer mudanças significativas na qualidade de vida das pessoas.

Imagem: 1.Web, 2.Fotolia. Annette Schindler

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: